Acari – Igreja de Nossa Senhora do Rosário


Imagem: Google Street View

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário, em Acari-RN, foi a primeira a ser construída na cidade, no séc. XVIII, sob a denominação de Capela de Nossa Senhora da Guia.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Igreja de Nossa Senhora do Rosário
Localização: Praça Cipriano Pereira, s/n – Acari-RN
Número do Processo: 730-T-1964
Livro do Tombo Histórico: Inscr. nº 370, de 16/06/1964
Observações: O tombamento inclui todo o seu acervo, de acordo com a Resolução do Conselho Consultivo da SPHAN, de 13/08/85, referente ao Processo Administrativo nº 13/85/SPHAN.
Descrição: Acari, na ribeira do Rio Acauã, surgiu de um pouso de viajantes, a partir da construção da Capela de Nossa Senhora da Guia pelo sargento‐mor Manuel Esteves de Andrade, que solicitou autorização para tal em 1737. Ela foi, nos séculos XVIII e XIX, a segunda povoação mais importante do Seridó (Caicó era a primeira), e só chegou a ser vila em 1833. Entre 1836 a 1840, a capela passou por reformas, adquirindo corredores laterais. Na década de 1870, com a construção da nova matriz, sua invocação passou a ser de Nossa Senhora do Rosário (Pombal, Igreja de Nossa Senhora do Rosário).
A edificação é de alvenaria de pedra e tijolos. O frontispício, com cornija e frontão alteados, e vergas em arco abatido, é uma simplificação do modelo corrente na região de Pernambuco na segunda metade do século XVIII (Recife, Capela de Nossa Senhora da Conceição das Jaqueiras). No interior, destaca‐se o conjunto policromado e dourado da capela‐mor (retábulo, forro e arco‐cruzeiro), com desenho próprio da época de D. Maria.
A igreja foi classificada pelo IPHAN em 1964. Entre 1969 e 1979, passou por uma série de modificações, incluindo reparos gerais, eliminação das galerias, dos altares laterais e dos arcos que se abriam para a capela‐mor e a nave.
Juliano Loureiro de Carvalho
Fonte: Patrimônio de Influência Portuguesa.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Patrimônio de Influência Portuguesa


2 comments

  1. Saudações.
    Eu gostaria de saber se têm cópias dos livros de natalidade da pessoas da cidade.
    Meu avô nasceu em Acari, mas depois foi pra Minas.
    Nós não temos contato com ninguém mais da família dele, origem da família, se yem mais parentes vivos na cidade.
    Podem me responder?
    Vocês tem arquivos?
    Desde já, obrigado.
    Jannier

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.