Almirante Tamandaré – Capela de São Francisco Xavério [demolido]


A Capela de São Francisco Xavério, em Almirante Tamandaré – PR, foi tombada por sua importância histórica.

CPC – Coordenação do Patrimônio Cultural
Nome Atribuído: Capela de São Francisco Xavério [demolido]
Localização: Colônia Gabriela, Almirante Tamandaré-PR
Número do Processo:
Livro do Tombo: Inscr. Nº –

Descrição: Da descrição do Oratório de São Carlos Borromeo, localizado na Colônia Gabriela – Taboão – Almirante Tamandaré-PR, depreende-se que a antiga Capela de São Francisco Xavério (ou Savério) ficava localizada nas redondezas. A saber: “O Oratório de São Carlos Borromeo, em Almirante Tamandaré – PR, foi construído em 1939 próxima à Igreja de São Francisco Xavério, na Colônia Gabriela”.
Fonte: Sandra Schmitt Soster.

Histórico do município: Os primeiros habitantes do atual território do município de Almirante Tamandaré foram os índios Tinguis. Em 1680, o capitão Salvador Jorge Velho fez o conhecido “Descoberto da Conceição” no Distrito de Campo Magro. A primeira denominação que se deu ao lugar foi Nossa Senhora da Conceição do Cercado. Com este nome o povoado foi elevado à categoria de Freguesia em 10 de maio de 1873, através da Lei nº 438. Em pouco tempo ganhava a distinção de vila pela Lei Provincial nº 957, de 28 de outubro de 1889, ano primeiro da república brasileira, tendo sido o último município criado no Paraná durante o Império.

Muito da história do nosso lindo Município se perdeu no tempo e no espaço. Os habitantes iniciais e fundadores foram os mesmos que chegaram até o litoral do Estado, como Gabriel de Lara, o Capitão Povoador. Foi dessa forma que Almirante Tamandaré acabou sendo originário entradas e bandeiras organizadas por portugueses, vicentistas e paulistas, com o objetivo de encontrar ouro e escravizar os índios.

Do início da década de 1930 até meados de 1956, Almirante Tamandaré passou por um dos primeiros períodos conturbados politicamente. O Decreto Estadual nº 1.702, de 14 de julho de 1932,suprimiu a vila de Almirante Tamandaré, que passou, então, a fazer parte do município de Rio Branco do Sul. Muitos se revoltaram na oportunidade. Mas o golpe mais duro de sua história ocorreu com o Decreto-lei nº 7.573, de 20 de dezembro de 1938, por meio do qual o território foi integrado ao de Curitiba, mudando seu nome para Timoneira. Alguns anos mais tarde, integraria o município de Colombo.

Somente em 24 de março de 1956, através da Lei nº 2.644, sancionada pelo governador Moisés Lupion, a localidade voltou à condição de Município, restaurando também a antiga denominação de Almirante Tamandaré.
Fonte: Prefeitura Municipal.

BENS RELACIONADOS:
Almirante Tamandaré – Capela de São Francisco Xavério [demolido]
Almirante Tamandaré – Oratório de São Carlos Borromeo


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *