Alvinópolis – Conjunto Arquitetônico dos Imigrantes Italianos


O Conjunto Arquitetônico dos Imigrantes Italianos foi tombado pela Prefeitura Municipal de Alvinópolis-MG por sua importância cultural para a cidade.

Prefeitura Municipal de Alvinópolis-MG
Nome atribuído: Conjunto Arquitetônico dos Imigrantes Italianos
Localização: Alvinópolis-MG
Descrição: A imigração italiana em Minas Gerais foi o movimento migratório ocorrido entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX de italianos para o estado brasileiro de Minas Gerais. O estado foi um dos maiores receptores de imigrantes italianos no Brasil. Apenas São Paulo e Rio Grande do Sul receberam quantidades maiores.
Fonte: Wikipedia.

Descrição: O seu povoamento teve início nas últimas décadas do século XVII, quando o sertanista Paulo Moreira da Silva encontrou ouro no rio Gualaxo do Norte e a procura de novas terras encontrou as margens do Rio do Peixe solo de alta fertilidade. A partir daí iniciou-se o povoamento do lugar, e nesse período a economia era exclusivamente agrícola e destinada ao abastecimento das cidades mineradoras de Mariana e Ouro Preto. Em 1745, uma capela foi erigida a pedido de Paulo Moreira em sua fazenda, em homenagem a Nossa Senhora do Rosário, e curada por provisão de 20 de julho de 1754. Em 5 de fevereiro de 1891, é emancipada. Devido sua localização e importância nas rotas dos antigos tropeiros, o município está incluído no roteiro turístico da Estrada Real. O topônimo Alvinópolis foi uma homenagem ao ilustre mineiro Cesário Alvim, ex-governador do estado.
Fonte: Wikipedia.

MAIS INFORMAÇÕES:
Wikipedia
Wikipedia


Comentários

  1. ALVARO JOSE PAIVA DE ALMEIDA |

    O Conjunto Arquitetônico tombado em Alvinópolis não tem ligação com a cultura italiana. A Igreja de Nossa Senhora do Rosário e a praça defronte à mesma são da cultura luso-brasileira. É uma igreja típica mineira, cuja capela mór é do século XVIII e nave o século XIX.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.