O São Gonçalo é uma manifestação da tradição africana, onde ocorre um encontro do sincretismo Gege Nagô com o catolicismo cristão.

SeCult-SE – Secretaria de Estado da Cultura de Sergipe
Nome atribuído: Taieira e São Gonçalo
Localização: Amaranto-SE
Processo de Registro: Processo nº 054/07/CEC
Resolução de Registro: Decreto nº 29.558 de 23 de outubro de 2013
Descrição: Manifestações da tradição africana em Sergipe, que se destaca pela sua continuidade história e importância, sócio-religiosa, onde o sagrado e profano se interligam num encontro do sincretismo Gege Nagô com o catolicismo cristão.
O São Gonçalo-dança votina, herança portuguesa na fé religiosa do santo mais louvado da cidade do Amarante, apresenta no canto e na dança forte presença africana não só na existência da séncopa na cadência rítmica da batucada, mas nos volteios ponto em evidência elementos do corpo. Duas forças culturais ibérica na fé e afro nos cantos danças e celebração, justificam ser o São Gonçalo uma das referências cultural sergipana.
Fonte: SeCult-SE.

Descrição: Dança religiosa de origem e aculturação portuguesa, inicialmente apresentada nos templos religiosos católicos, com o objetivo de catequizar os pecadores. Foi considerada de caráter mundano, sendo proibida pelas autoridades, passando a ser cantada e dançada nas zonas rurais, onde ainda hoje é aceita e praticada.
Tem como personagens o Mestre, tocador de viola; o Contra-Mestre, tocador de meia-cuia ou meia cabaça, dois Guias que são sempre os segundos de cada cordão e os demais participantes dançadores, todos vestidos de brancos, com quepes e turbantes.
Destina-se especialmente a pagar promessas à São Gonçalo, com uma coreografia em roda, bastante variada: tesoura, meia- volta, roda viva, rolo, cruz, prisão, etc.
A música que acompanha os cantos e danças é o Baião de viola. A roda de São Gonçalo é iniciada com todos os participantes parados diante do altar, cantando louvações ao santo e em seguida começa o ritual, com um deles segurando a imagem de São Gonçalo. No final, os que estão pagando promessa vão para o centro da roda e os dançadores continuam a dançar, sempre batendo forte com um dos pés.
Em Alagoas, a dança, oriunda do estado da Bahia, encontra-se no município de Água Branca, tendo como mestre José Ricardo dos Santos, Mestre Deca, que preserva o único grupo existente no estado.
Fonte: Secult-AL.

CONJUNTO:
Amaranto – São Gonçalo
Laranjeiras – Taieira

MAIS INFORMAÇÕES:
CNFCP
Secult-AL
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *