Angra dos Reis – Convento de São Bernardino de Sena


Imagem: Google Street View

O Convento de São Bernardino de Sena, em Angra dos Reis-RJ, foi tombado por sua importância histórica e cultural.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Convento de São Bernardino de Sena: ruínas e Capela dos Terceiros
Localização: Morro de Santo Antônio – Angra dos Reis – RJ
Número do Processo: 371-T
Livro do Tombo Histórico: Inscr. nº 246, de 23/07/1947
Observações: O tombamento inclui também o cruzeiro fronteiriço e o acervo da Capela da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência.

Descrição: Hoje em ruínas, o Convento São Bernardino de Sena ocupava um prédio de 2 andares, com varandas, grandes janelas, cozinha, refeitório, cárceres, sacristia, dispensa, e foi local de importantes festas religiosas do século XVIII. As obras do convento tiveram início em 1758 e a inauguração ocorreu em 1763. O prédio abrigou inclusive uma escola, mas sucumbiu ao tempo e à falta de manutenção.
A decadência começou em 1831, época em que ali moravam apenas dois frades, sendo que o edifício tinha chegado a abrigar 30 religiosos, além de escravos. O abandono levou ao desabamento do edifício no início do século XX.
Em 23 de julho de 1947, o então Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Sphan) tombou as ruínas. Ainda é possível reconhecer algumas alas como a cozinha, o refeitório e os cárceres. Há no local hoje visitas guiadas, eventos musicais, exposições sobre patrimônio histórico, oficinas e ensaios de grupos culturais.
Fonte: Secretaria Estadual de Cultura.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Wikipedia
Prefeitura
Secretaria Estadual de Cultura


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.