Aracaju – Antigo Colégio Nossa Senhora de Lourdes


Imagem: IBGE

O Antigo Colégio Nossa Senhora de Lourdes é uma edificação de arquitetura civil urbana.

SeCult-SE – Secretaria de Estado da Cultura de Sergipe
Nome atribuído: Prédio do Antigo Colégio Nossa Senhora de Lourdes
Localização: R. José do Prado Franco – Aracaju-SE
Resolução de Tombamento: Decreto nº 20.953, de 03 de setembro de 2002
Livro do Tombo Geral: Inscr. fls. 3
Descrição: Arquitetura civil urbana. Propriedade do Município de Aracaju.
Fonte: SeCult-SE.

Descrição: O Colégio Nossa Senhora de Lourdes era dirigido por freiras, as Irmãs Sacramentina, e era voltado para a educação cristã feminina. O Prédio foi construído em um terreno doado pelo presidente do Estado Maurício Graccho Cardoso, e a sua inauguração aconteceu no dia 25 de dezembro de 1924. A Instituição encerrou as suas atividades em 1974, sendo o prédio vendido a uma construtora local que o transformou em um Shopping com lojas populares. Antes do Shopping, funcionou também no local, uma Repartição da Prefeitura Municipal de Aracaju.
Fonte: IBGE.

Descrição: A partir da observação e do estudo da área, a arquiteta Ana Libório constatou que era preciso encontrar uma solução para os mercados centrais de Aracaju. “Aquilo parecia um set de cinema, com muito engarrafamento, carroças. Os produtos eram vendidos no chão, formando o que era conhecido como a ‘feira da lona'”, lembra.
Havia na área, além dos mercados centrais, uma série de construções que constituem o acervo ou patrimônio histórico da cidade, como a Associação Comercial de Sergipe e o Colégio Nossa Senhora de Lourdes. Isso sem falar na confusa rede de barracas feitas de alvenaria e madeira, que se espalhavam no entorno dos mercados.
[…]
Um conceito avançado foi utilizado para dar conta da revitalização da região. A ideia era utilizar o que já existia na área, ao invés de destruir tudo. Para tanto, Ana Libório estudou soluções que fossem condizentes com as necessidades e as condições econômicas locais, e pensou também em uma estratégia eficaz para a locomoção das pessoas.
O estudo da região foi desenvolvido entre os anos de 1987 e 1990. […]
A necessidade de restaurar outras construções levou a equipe de arquitetos a se debruçar também sobre os dois prédios mencionados, além do edifício Macêdo e do antigo Colégio Nossa Senhora de Lourdes. De acordo com Ana, esse trabalho fez com que a memória e a qualidade ambiental do local fossem resgatadas, possibilitando à população um reencontro com o passado.
Fonte: Prefeitura Municipal.

FOTOS

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal
IBGE


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *