Aracaju – Antigo Tesouro do Estado


Imagem: Prefeitura Municipal

O Antigo Tesouro do Estado foi inaugurado em 1872, como sede do colégio Atheneu Sergipense.

SeCult-SE – Secretaria de Estado da Cultura de Sergipe
Nome atribuído: Prédio do Antigo Tesouro do Estado
Localização: Praça Olímpio Campos, n° 74 – Aracaju-SE
Resolução de Tombamento: Decreto nº 12.039, de 22 de janeiro de 1991
Livro do Tombo Geral: Inscr. fls. 16
Uso Atual: Câmara Municipal de Aracaju
Descrição: Arquitetura civil urbana de caráter institucional, segunda metade do século XIX. Propriedade do Município de Aracaju.
Fonte: SeCult-SE.

Descrição: Edifício inaugurado em 1872, como sede do colégio Atheneu Sergipense. Em 1913/14 ocorreu uma grande reforma e ampliação, com o acréscimo de um pavimento superior, passando o prédio à sede da Biblioteca Pública do Estado. Outra reforma, na década de 1930, alterou significadamente a fachada do edifício, que a partir de então abrigou a Diretoria do Tesouro do Estado e, atualmente, a Câmara Municipal.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Descrição: Um dos mais significativos monumentos ligado a história educacional, cultural e administrativa do Estado de Sergipe. O prédio foi inaugurado em 03 de outubro de 1872, para funcionar o Atheneu Sergipense. Originalmente sua arquitetura possuía traços neoclássicos. Para abrigar a Biblioteca Pública, em 1911, na presidência do Dr. Siqueira Menezes sofreu uma reforma que acrescentou ao edifício um segundo andar.
Funcionou em diferentes épocas o antigo Tesouro do Estado. Possui uma arquitetura civil urbana, institucional, características do estilo eclético, da segunda metade do século XIX, sendo de propriedade do Município de Aracaju.
Fonte: Prefeitura Municipal.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal
Prefeitura Municipal


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *