Aracaju – Imóvel à Praça Camerino, n° 225


Imagem: Google Street View

O Imóvel à Praça Camerino, n° 225 foi construído no início do século XX, em estilo art déco.

SeCult-SE – Secretaria de Estado da Cultura de Sergipe
Nome atribuído: Imóvel Localizado na Praça Camerino, n° 225
Localização: Praça Camerino, n° 225 – Aracaju-SE
Processo de Tombamento: Processo nº 52/83
Resolução de Tombamento: Decreto nº 21.786, de 16 de abril de 2003
Livro do Tombo Geral: Inscr. fls. 34
Uso Atual: Superintendência do IPHAN em Sergipe
Descrição: Arquitetura civil residencial urbana, construção do início do século XX. Foi de Propriedade de Dr. Leonardo Gomes de Carvalho Leite.
Fonte: SeCult-SE.

Descrição: O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) comprou, em novembro de 2006, por R$ 240 mil, mais um imóvel que vai cumprir o propósito conceitual de Casa do Patrimônio. Após restaurada, a casa localizada na Praça Camerino, nº 225, no Centro Histórico de Aracaju, vai abrigar a Superintendência Regional do Iphan em Sergipe e também vai ser aberta à visitação e participação do público. A escolha da Casa do Patrimônio, definida pela sua localização, importância histórica e arquitetônica, norteará uma postura de democratização do acesso e participação da comunidade nas ações de valorização e promoção do patrimônio cultural.
[…]

A construção da residência da Praça Camerino nº 225, esquina da Rua Dom José Tomás, remonta às primeiras duas décadas do século 20 – época em que, com a chegada do capitalismo industrial em Sergipe, Aracaju se moderniza, ganhando cinema, água encanada, esgoto, luz elétrica, e dobrando sua população. As construções residenciais de até o início do século, eram geralmente bem modestas, de uma porta e duas janelas na frente.
Com o impacto da nova realidade econômica, surgem as residências luxuosas, os palacetes, como eram enfaticamente denominados, e os bangalôs, influenciados pelo neoclassicismo francês. O imóvel que o Iphan deseja tombar no centro de Aracaju é um desses palacetes, marcado pela fachada com festões – ornatos decorativos em forma de guirlanda. O Iphan pretende preservar esse exemplar de arquitetura em art déco, uma das poucas testemunhas da belle époque de Sergipe que restam no Centro Histórico.
Fonte: Iphan.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Iphan
Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Aracaju


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *