Aracaju – Instituto Parreiras Horta


Imagem: Google Street View

O Instituto Parreiras Horta foi inaugurado em 05/05/1924. Era laboratório de análises clínicas, bacteriológicas e químicas, centro de vacinação e de pesquisas médicas.

SeCult-SE – Secretaria de Estado da Cultura de Sergipe
Nome atribuído: Núcleo de Construções Históricas Originais do Instituto Parreiras Horta
Localização: R. Campo do Brito, n° 551 – Bairro São José – Aracaju-SE
Resolução de Tombamento: Decreto nº 25.058, de 21 de fevereiro de 2008
Livro do Tombo Geral: Inscr. fls. 44
Uso Atual: Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (LACEN/SE)
Descrição: Edificação do início do século XX.
Fonte: SeCult-SE.

Descrição: Edifício inaugurado em 05/05/1924, como sede do Instituto Parreiras Horta, criado através da Lei nº 836, de 14/11/1922. Funcionando como laboratório de análises clínicas, bacteriológicas e químicas, centro de vacinação e de pesquisas médicas, o Instituto deu início à pesquisa científica no Estado de Sergipe. O médico-cientista Paulo de Figueiredo Parreiras Horta (1884-1961) foi o responsável pela fundação e o primeiro diretor da instituição que leva o seu nome, até hoje em atividade.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Descrição: O Instituto Parreiras Horta, foi criado através da Lei nº 836 de 14 de novembro de 1922, no governo de Maurício Graccho Cardoso e inaugurado em 05 de maio de 1924, para completar a nova estrutura de saúde pública estadual. O instituto teve como primeiro dirigente o professor Dr. Paulo Parreiras Horta que permaneceu a frente da instituição até 8 de dezembro de 1924.
Na época de sua fundação, o Instituto tinha como principais atribuições, preparo e a distribuição das vacinas antivariólica e antirábica. Realizava o tratamento das pessoas mordidas por animais suspeitos de raiva e ao exame bacteriológico.
Possuía laboratório de análise clínica, bacteriológica e química, além de funcionar também como um centro de pesquisas médicas. O início da construção, em 23 de julho de 1923, repercutiu favoravelmente no meio médico e na sociedade sergipana, porque através da sua capacidade científica, poderia contribuir para esclarecer as chamadas ‘febres de Aracaju’, como também contribuiria decisivamente para elevar o padrão do atendimento da saúde da população, através dos exames de laboratório, contribuindo concretamente para o exercício da medicina cientifica em Sergipe.
Em 27 de janeiro de 1956, passa à autarquia integrando a administração indireta do Estado de Sergipe. Totalmente reestruturado em 1981, é vinculado à Secretaria de Estado da Saúde, como LABORATÓRIO CENTRAL DE SAÚDE PÚBLICA – LACEN, cuja finalidade de realizar atividades de saúde pública.
Fonte: Site da instituição.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal
Brasiliana Fotográfica
Site da instituição


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *