Aracaju – Palmeiras Imperiais


Imagem: Google Street View

As Palmeiras Imperiais da Praça Almirante Barroso, no Centro Histórico de Aracaju-SE, foram tombadas de acordo com o Código Florestal.

SeCult-SE – Secretaria de Estado da Cultura de Sergipe
Nome atribuído: Palmeiras Imperiais
Localização: Praça Almirante Barroso – Centro Histórico – Aracaju-SE
Resolução de Tombamento: Decreto nº 4.450, de 14 de setembro de 1979
Descrição: Conjunto tombado de acordo com o Código Florestal.
Fonte: SeCult-SE.

Descrição: Ainda no século XIX, foram plantadas, no descampado da praça, palmeiras imperiais importadas; talvez para lembrar a visita de D. Pedro II. Este foi o primeiro esforço de arborização em Aracaju, depois complementado com o plantio de oitizeiros e figos-benjamin; trazidos do Horto Florestal do Rio de Janeiro. A importação de árvores exóticas obedecia a um movimento estético das cidades européias, vistas como modelo civilizador.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Descrição: A aleia de palmeiras imperiais plantada no eixo definido pelo percurso entre a Ponte do Imperador e a Catedral (Igreja Nossa Sra. da Conceição) foi uma homenagem a visita do Imperador Dom Pedro II a capital Sergipana, no início da segunda metade do século XIX. A implantação desse eixo em parques e praças era uma característica da corrente clássica do paisagismo, disseminada pelos franceses durante o período da Belle Époque, por isso a selecionamos como bem cultural material ligado ao ecletismo.
Conjunto tombado de acordo com o Código Florestal. Decreto nº 4.450, de 14 de setembro de 1979. Praça Almirante Barroso – Centro Histórico de Aracaju.
Fonte: Prefeitura Municipal.

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal
Prefeitura Municipal
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *