Araraquara – Fórum


Imagem: Google Street View

O prédio do antigo Fórum e Sede da Câmara de Araraquara traz a marca de uma iniciativa local no final do século XIX.

CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico
Nome Atribuído: Fórum de Araraquara
Localização: Praça Pedro de Toledo, s/n – Araraquara-SP
Processo de Tombamento: Processo de Tombamento n° 39298/99
Resolução de Tombamento: Decreto de Tombamento n° SC-102, de 07/11/2018 – publicado no DOE de 10/11/2018, p. 58 e 59
Uso Atual: Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria

Descrição: O prédio do antigo Fórum e Sede da Câmara de Araraquara traz a marca de uma iniciativa local no final do século XIX de, ao mesmo tempo, dotar de infraestrutura adequada à função pública de controle da segurança e administração municipal e superar traumas de descontrole da vida legal, como o do episódio do Linchamento dos Brito, incidente traumático daquela cidade. Foi concebido e construído em 1898 e, embora feito localmente, é exemplar da tipologia de edifício funcional para administração e segurança públicas que concentrava em um mesmo prédio espaços administrativos e prisionais.
Este esquema de matrizes lusitanas implantou-se no período colonial, perdurou no Império e serviu de base nas reformas republicanas para a instalação de seu projeto de segurança e administração públicas. Na República, o modelo empregado em Araraquara teve consonância com a concepção que se consolidou no Departamento de Estado de Obras Públicas desde o início do período, tanto na organização funcional quanto na opção plástica vinculada à composição com base na linguagem clássica utilizada em prédios oficiais.
As instalações serviram como sede do antigo Fórum e da Câmara de Araraquara, e posteriormente abrigaram diversas instituições administrativas e culturais, sempre de finalidade pública, até que, desde 1975, é local do Museu Histórico-Pedagógico Voluntários da Pátria.
Em conjunto e solidariamente com o da Escola Pública Antonio Joaquim de Carvalho, o prédio do antigo Fórum e Sede da Câmara de Araraquara marca a paisagem do centro de Araraquara com o signo da presença oficial do Estado e do município em um mesmo local.
Fonte: Condephaat.

Descrição: O prédio do Museu Histórico foi construído em 1.898 para ser cadeia da cidade. Ao longo dos anos foi também Fórum, Prefeitura, Câmara Municipal, Escola de Belas Artes, Conservatório Musical e, a partir de abril de 1.975, Museu.

Criado por Decreto Estadual no final da década de 1.950, o Museu funcionava num antigo casarão à Avenida Espanha, já demolido, onde hoje é o estacionamento do Banco Itaú. O nome “Voluntários da Pátria” é uma homenagem aos jovens araraquarenses que foram combater na Guerra do Paraguai, em 1.886.

Seu acervo foi formado por doações por parte do Estado e de campanhas feitas junto à população. Além de salvaguardar a memória dos combatentes araraquarenses, seu acervo é eclético, composto por objetos de uso pessoal, de trabalho e de uso doméstico, como relógios, óculos, adornos femininos, instrumental de dentista, médico, farmacêutico, mobiliário, objetos sacros (tendo como destaque um oratório barroco, do final do século XVIII, conhecido como “maqueneta”, feito em madeira, foleado a ouro contendo 9 imagens de santos, destacando-se a imagem de Nossa Senhora “Morta” ou dormindo, como é conhecida pelos católicos), rádios, gramofones, vitrolas, máquinas de escrever, telefones, objetos indígenas, mineralogia e taxidermia. Uma sala só com porcelanas.

O museu oferece visita monitorada às escolas e à grupo de pessoas onde é contada um pouco de sua história, a história do prédio e a formação de seu acervo. As visitas de escolas são agendadas previamente para turmas de no máximo 30 pessoas, para que a qualidade do serviço prestado não fique prejudicada.

Periodicamente é organizada uma exposição temporária com o acervo que se encontra arquivado do museu, com temas variados.

Em maio o Museu oferece o projeto “Viradinha Cultural”, para crianças de 07 a 10 anos, onde são realizadas atividades de educação patrimonial sob um viés lúdico, acompanhado de muita brincadeira e informação.

Doações de objetos são feitas mediante uma análise do material, com avaliação de estado de conservação, época, histórico do objeto (relevância histórica) e duplicidade. Todo museu tem autonomia para aceitar ou não uma possível doação.
Fonte: Prefeitura Municipal.

FOTOS:


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.