Barbacena – Sítio Sant’Anna


Imagem: Cultura.gov

O Sítio Sant’Anna foi residência do pintor Emeric Marcier, onde estão preservados afrescos de grandes dimensões.

Prefeitura Municipal de Barbacena-MG
Nome atribuído: Sítio Sant’Anna
Outros Nomes: Casa do Pintor Emeric Marcier
Localização: Bairro Monte Mário – Barbacena-MG
Decreto de Tombamento: Decreto n° 3.691/1995
Uso Atual: Parque Museu Casa de Marcier

Descrição: Georges Bernanos escolhe morar em Barbacena pela sonoridade do nome da fazenda que Virgilio de Melo Franco, lhe dá por empréstimo. É o “Caminho da Cruz das Almas”. Aqui, o fazendeiro Bernanos, católico e crítico feroz do nazismo, recebe em sua casinha bucólica, desde jovens escritores como Paulo Mendes Campos, Hélio Pelegrino e outros, até o consagrado e exilado Stefan Zweig, que pouco depois se suicida em Petrópolis. Na trilha de Bernanos, vem o pintor Emeric Marcier. O judeu romeno, traz a aura medieval do leste europeu para dialogar com os céus cinzentos de Ouro Preto. Um caso isolado na pintura brasileira do Século XX.
[…]
O pintor romeno Emeric Marcier tem hoje sua residência preservada, com afrescos de grandes dimensões, no chamado Sítio Sant´Anna.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Descrição: Emeric Racz Marcier (Cluj, 21 de novembro de 1916 — Paris, 1 de setembro de 1990) foi um pintor e muralista romeno naturalizado brasileiro.
Embora tenha feito frequentes viagens à Europa, passou a maior parte de sua vida no Rio de Janeiro e em Barbacena. Sua obra é centrada nas paisagens e temas religiosos, aliando o ideário do expressionismo europeu aos sentimentos do barroco mineiro.
Fonte: Wikipedia.

Descrição: Uma área cercada de muito verde abriga a casa onde viveu o artista plástico romeno Emeric Marcier.
Além dos afrescos sacros pintados nas paredes externas e internas da casa, o acervo reúne diversos estudos em papel realizados pelo artista para a execução de suas obras. O destaque está para um grande painel que retrata o Casamento de Nossa Senhora e São José.
O parque é um agradável e tranqüilo sítio com trilhas para caminhadas, quiosques, teatrinho de arena, gramados, flores e horta comunitária.
Fonte: Cultura.gov.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal
Cultura.gov
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *