Barra Mansa – Câmara Municipal


Imagem: HenriqueBarraMansa

INEPAC – Instituto Estadual do Patrimônio Cultural
Nome Atribuído: Edifício na Praça da Bandeira, Sede da Câmara Municipal
Processo de Tombamento: E-03/34.287/78
Localização: Praça da Bandeira – Barra Mansa-RJ
Tombamento Provisório: 18/12/1978
Tombamento Definitivo: 14/03/1979

Descrição: O decreto que em 3 de outubro de 1832 criou a vila de São Sebastião, institui, em seu artigo terceiro, a Câmara Municipal.
Acumulando nessa época a função de Legislativo e Executivo do município, seus trabalhos foram responsáveis diretos pelo crescimento de Barra Mansa. Seu presidente era sempre o vereador mais votado e a ele cabia executar as deliberações aprovadas pela Câmara Municipal. Um ano após a criação da vila, tomaram posse, para exercer mandato de 1833 a 1837, sete vereadores: Domiciano de Oliveira Arruda, José de Sousa Breves, Padre José Britualdo de Melo, José Bento Ferreira da Silva Guimarães, Joaquim Gomes de Sousa, Manuel de Sousa Azevedo e João Pereira da Cruz.
Até 1836, a Câmara Municipal não possuía prédio próprio, funcionando em uma casa cedida pelo capitão João Pereira da Cruz. Neste mesmo ano, através de recursos obtidos junto à população, foi adquirida uma casa antiga para que nela fossem instaladas a Câmara Municipal e a cadeia.
Em 1857, o Comendador Lucas Antônio Monteiro de Barros, iniciou a construção de um prédio para abrigar o Poder Legislativo Municipal, que foi inaugurado em 1861, tendo como presidente o comendador Joaquim José Ferraz de Oliveira, o Barão de Guapi. Por ordem do engenheiro da província, Manuel de Frias e Vasconcelos, a casa que abrigava a Câmara recebeu reformas e um grande jardim público foi feito em sua frente. As mudanças feitas em 1870, deram à Câmara de Barra Mansa o título de a melhor de toda a província.
Fonte: Câmara Municipal.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:

Mapa da Cultura
Câmara Municipal


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *