Bela Vista de Goiás – Casa do Senador Canedo


A Casa do Senador Canedo, em Bela Vista de Goiás-GO, foi construída em terreno de esquina, no início dos anos 1870.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Casa do Senador Canedo, localizada à R. Dom Emanuel, nº 65, e o respectivo terreno que integra o imóvel
Localização: R. José Alonso C. Guimarães, nº 65, Centro (esquina com Travessa São Bento) – Bela Vista de Goiás-GO
Número do Processo: 1123-T-1984
Livro do Tombo Histórico: Inscr. nº 502, de 23/04/1986
Livro do Tombo Belas Artes: Inscr. nº 578, de 23/04/1986

Descrição: Seu tombamento, pedido por seu proprietário, foi feito em função da preservação da memória de seu fundador e da criação de um espaço cultural voltado para a história e os usos e costumes da região sul de Goiás. Foi construída em terreno de esquina, no início dos anos 70 do século XIX, por seu proprietário e fundador do antigo Arraial de Bela Vista de Goiás, Antônio Amaro da Silva Canedo. Tendo tido importante participação na vida política, econômica e social da região, a Casa do Senador Canedo era o ponto de convergência para políticos, religiosos, moradores e viajantes. A casa é um exemplar da arquitetura residencial de Goiás, contrastando com as demais construções do período, caracterizada pela simplicidade, pois não apresenta ornatos e detalhes nas fachadas ou quaisquer refinamentos internos. Tem paredes de adobe e telhado em telha de barro canal. Estruturada em madeira, é marcante pelo seu tamanho, pois situa-se em terreno de esquina tendo 12 vãos de janelas e 4 de portas, todos em verga reta que se abrem para os dois logradouros.
Observações: O tombamento inclui o terreno que integra o imóvel.
Fonte: Iphan.

Descrição: Casa do Senador Canedo e o respectivo terreno que integra o imóvel, localizado(a) no estado de Goiás, cidade(s) de Bela Vista de Goiás, é um Bem Imóvel, do tipo Edificação, com estado de conservação Regular e de preservação Pouco Alterado.
Típico exemplar da arquitetura residencial de Goiás do século XIX a Casa do Senador Canedo foi também palco de construções políticas, debates locais e confluência de pessoas. Construída na década de 1870 por Antônio Amaro da Silva Canedo, fundador do antigo Arraial da Bela Vista, a casa do senador era conhecida por ser ponto de convergência de políticos, religiosos, moradores e viajantes, tendo tido importante participação na vida política, econômica e social da região. Transformada em espaço cultural após seu tombamento a casa hoje é um instrumento de preservação da memória do Senador Canedo, da história, dos usos e costumes da região sul de Goiás.
Fonte: SICG.

MAIS INFORMAÇÕES:
SICG


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.