Belém de São Francisco – Igreja Nossa Senhora do Patrocínio


Imagem: Google Street View

A Igreja Nossa Senhora do Patrocínio, em Belém de São Francisco-PE, foi tombada por sua importância cultural para o Estado.

Governo do Estado de Pernambuco
CEC-PE – Conselho Estadual de Cultural de Pernambuco
FUNDARPE – Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco

Nome atribuído: Igreja Nossa Senhora do Patrocínio
Localização: Belém de São Francisco-PE

Descrição: A Igreja Nossa Senhora do Patrocínio é a mais antiga de Belém do São Francisco e faz parte da história do município. A pedra fundamental foi colocada no século XX e, ao longo dos anos, o templo foi finalizado com largas paredes de pedra. Mais detalhes nesta edição do Memória Sertão.
Fonte: UNIVASP.

Histórico do município: Belém de São Francisco está ligado à veneração de Nossa Senhora de Belém, padroeira da Igreja da Ilha de Araxá, hoje denominada Ilha das Missões, onde os frades franceses Frei Francisco Domfront e outros construíram a igreja, pelos idos de 1672, tendo aqueles religiosos encontrando uma aldeia de índios araxás, colonizados por Frei Anastácio Audierne.

Em 1972, na grande cheia do rio São Francisco, a igreja de Nossa Senhora de Belém, foi destruída, restando seus escombros como marco inicial da nossa história, ficando este local, por coincidência em frente à igreja do Menino Deus, esta terra firme e no atual Belém de São Francisco.

Dos povoadores de Belém, temos a figura principal do seu fundador Antônio de Sá Araújo que residia ao tempo da povoação de Canabrava. Em 1830, segundo historiadores os fatos originários de Belém, seu fundador em passeios habituais, distanciou-se um pouco da sua vivenda, encontrando local de paisagem deslumbrante até então deserto, compatível para ali instalar-se com sua fazenda, passar o inverno, construindo à margem do rio São Francisco uma casa de taipa, a casa grande e ao lado desta a senzala, residência dos escravos.

No ano de 1840, na Santa Missão, pregada pelo Padre Francisco Correia, foi lançada a primeira pedra da capela, consagrada a Nossa Senhora do Patrocínio. Daí, surgiram as construções de casas de João de Sá Araújo e Padre Francisco Tavares Arcoverde e outras, que constituíram o conglomerado, dando o nome de Belém em homenagem à venerável padroeira Nossa Senhora do Belém, da extinta capela do Araxá.

Figuras de relevo contribuíram para o progresso de Belém nos seus primórdios, entre outros, Antônio de Sá Araújo, Manoel Carvalho Alves, João Avelino de Carvalho Dandão e, reconhecidamente, o tenente coronel Jerônimo Pires de Carvalho.
Belém foi elevada à categoria de Freguesia, pela Lei Provincial nº 1885, de 12 de outubro de 1835 e provida canonicamente em 1910, com a nomeação do seu primeiro vigário, o Padre Norbeto Phalampin. As águas do rio São  Francisco na sua grande cheia, em 1919, arrasaram quase a totalidade da cidade com inundação, obrigando seus ribeirinhos a construir nas partes altas.
Fonte: IBGE.

VÍDEO:


3 comments

  1. Gabriel Pires Aquino de Carvalho |

    Olá! Gostaria de corrigir uma informação e acrescentar outras:
    1. Na descrição, onde se lê pedra fundamental século XX , corrige-se: século XIX ( entre 1839 e 1840)
    2. No Histórico do município, onde se lê Ilha das Missões, corrige-se Ilha da Missão
    A grande cheia do rio São Francisco foi em 1792 e não 1972 quando a Igreja de Nossa Senhora de Belém foi destruída e a imagem que ia para terra firme afundou nas águas revoltas!

  2. Andreia Cordeiro |

    Boa noite, alguém Poderia me passar o contato de alguém da igreja por favor, estou precisando do meu batisterio, se alguém poder me ajudar agradeço imensamente.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *