Belo Horizonte – Abrigo de Bondes Santa Teresa


Imagem: Google Street View

O Abrigo de Bondes Santa Teresa era o nome da estação de bonde e deu nome também ao bairro, que é o mais antigo da cidade.

FMC – Fundação Municipal de Cultura
Nome atribuído: Abrigo de Bondes Santa Tereza
Localização: Santa Tereza – Belo Horizonte-MG
Uso Atual: Centro de Informações Turísticas
Descrição: Antes de sua fundação, o Parque Municipal Américo Renê Giannetti foi uma chácara conhecida como Chácara do Sapo, onde morou Aarão Reis, engenheiro responsável pelo projeto de Belo Horizonte, em 1894.
A área possuía, aproximadamente, 600.000 m² e conta hoje com cerca de 182.000m², devido às construções realizadas no local: Faculdade de Medicina da UFMG, os hospitais da Alameda Ezequiel Dias e Avenida Alfredo Balena, o América Futebol Clube (atual Extra Hipermercado), o abrigo dos bondes de Santa Tereza, o Teatro Francisco Nunes e para o Colégio Imaco.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Descrição: Santa Tereza é um dos bairros mais antigos de Belo Horizonte, o que chama a atenção quando se há a proposta de escrever uma história da cidade. Após a região ter sido parte de uma colônia agrícola inicialmente habitada por imigrantes e, posteriormente, incorporada à zona suburbana da recém-inaugurada capital de Minas Gerais, o nome Santa Tereza foi dado à linha de bonde que chegava até a Rua Mármore, uma das principais da área. Desde então o bairro passou a se chamar Santa Tereza.
Fonte: Maria Letícia Silva Ticle.

MAIS INFORMAÇÕES:
arqBH
Maria Letícia Silva Ticle


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *