Belo Horizonte – Antigo Clube Belo Horizonte


Imagem: Prefeitura Municipal

O edifício do Antigo Clube Belo Horizonte hoje abriga o Museu Inimá de Paula. Foi inaugurado em 1932 e é obra do arquiteto italiano Rafaello Berti.

FMC – Fundação Municipal de Cultura
Nome atribuído: Antigo Clube Belo Horizonte
Localização: Rua da Bahia, nº 1201 – Belo Horizonte-MG
Uso Atual: Museu Inimá de Paula
Descrição: Inaugurado em 29 de abril de 2008, o Museu é uma homenagem ao artista plástico Inimá José de Paula. Além de manter um rico acervo permanente, com cerca de 80 obras do pintor mineiro, possui um ateliê e uma galeria virtual com um banco de dados de quase 2.000 obras catalogadas. O espaço conta a trajetória artística de Inimá e sua inserção no contexto cultural brasileiro no século XX. O museu é um centro cultural completo e abriga, além de uma plataforma de exposições temporárias, programações de vídeo, música e literatura.
O prédio, inaugurado em 1932, para sediar o antigo Clube Belo Horizonte, é obra do arquiteto italiano Rafaello Berti, um dos fundadores da Escola de Arquitetura da UFMG. O mesmo edifício abrigou também o Cine Guarani.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Descrição: A criação do Clube Belo Horizonte, um dos mais tradicionais da cidade, remonta à época da inauguração da capital mineira. Já no ano de 1900, era fundado pelos novos habitantes da cidade, sua maior parte originários de Ouro Preto e Rio de Janeiro, o “Clube Rose” depois nomeado “Clube das Violetas” que funcionou como uma espécie de embrião do Clube Belo Horizonte.
Era neste local que as primeiras famílias belo-horizontinas se reuniam para se divertir. A primeira sede do Clube, o famoso palacete do Comendador Stockel (Rua Guajajaras) era um um dos pontos mais concorridos e bem frequentados da cidade.
Apesar de todo glamour que o cercava, no entanto, já em fevereiro de 1901, a agremiação teve que fechar suas portas devido à falta de verbas para sua manutenção. Ainda assim, três anos depois, a elite belo-horizontina ganhava um novo clube social: Clube Belo horizonte, fundado pelos antigos sócios do Rose e instalado no mesmo palacete Stockel.
Já em 1911, a sede da associação foi transferida para o sobrado pertencente a Francisco Mendes Pimentel, na esquina da Rua da Bahia com Avenida Afonso Pena, onde funcionou por vários anos o Cine Odeon.
Em 1926, começou a ser construída a sede definitiva, na esquina da Rua da Bahia com Avenida Álvares Cabral, sob a direção do engenheiro Alfredo Santhiago. O prédio, projetado pelo engenheiro Luiz Signorelli, é tido como a primeira edificação da capital a usar vigas de concreto armado. A inauguração aconteceu em 1928.
Em 1975, o Clube Belo Horizonte, por meio de uma Assembleia Geral , deliberou colocar seu histórico edifício da Rua da Bahia em leilão. Na ocasião, a secretaria foi transferida provisoriamente a para Rua Sapucaí, 272. A atual sede campestre do clube, às margens da lagoa da Pampulha, surgiu em 1978.
Fonte: Site so Clube.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal
ArqBH
Site do Clube


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *