Belo Horizonte – Arborização da Av. Barbacena


Imagem: Google Street View

A Arborização da Av. Barbacena ainda se mantém e está definida por duas renques de Fícus (Ficus microcarpa) e renque única de Pau-Ferro (Caesalpinia ferrea).

FMC – Fundação Municipal de Cultura
Nome atribuído: Arborização da Avenida Barbacena
Localização: Av. Barbacena – Belo Horizonte-MG
Resolução de Tombamento: Deliberação nº 105/2009, de 03/12/2008
Descrição: O perímetro de proteção do Conjunto Urbano Avenida Barbacena – Grandes Equipamentos foi estabelecido com base em vasto levantamento histórico, sociológico, arquitetônico e urbanístico. Estas pesquisas levaram ao mapeamento de agrupamentos de construções e espaços nos quais foi possível o reconhecimento de elementos, valores estéticos, arquitetônicos e sócio-culturais que atribuem às áreas específicas expressivo grau de representatividade espacial e simbólica. A definição do perímetro do Conjunto Urbano levou em consideração a existência de elementos polarizadores, a saber, a Avenida Barbacena, Avenida Amazonas e parte da Avenida do Contorno e Avenida Augusto de Lima, onde se localizam os grandes equipamentos. Estes eixos apresentam importância dentro do Conjunto Urbano por seus valores histórico/urbanísticos que, ao longo do tempo, foram incorporados ao imaginário coletivo, à configuração da cena urbana e ao cotidiano de seus moradores, transformando-se assim em referências para um número amplo e diversificado de usuários.
A proteção deste Conjunto acompanha os estudos que fundamentaram a proteção dos Conjuntos Urbanos da área central, também baseados no projeto original da cidade, que tem nas praças e eixos das avenidas seus principais focos de conformação da cena urbana de Belo Horizonte em seu processo histórico. A Avenida Barbacena, com a densa arborização de seus canteiros centrais, cruza os bairros Santo Agostinho e Barro Preto se articulando com a Avenida Amazonas que separa a área de característica predominantemente residencial da área com ocupação influenciada pelos grandes equipamentos localizados ao longo das Avenidas do Contorno e Augusto de Lima, dos quais destacamos o Quartel do 12º Batalhão de Infantaria do Exército, Colégio Municipal Marconi, Colégio Pio XII, Colégio Nossa Senhora do Monte Calvário, Hospital Felício Roxo, Maternidade Odete Valadares, Instituto São Rafael, Hospital Vera Cruz, Colégio Santo Agostinho, entre outros.
[…]
Traçado, Agenciamento e Arborização da Avenida Barbacena – o primeiro trecho da Avenida Barbacena, compreendido pelas suas seis primeiras quadras triangulares, a partir da Avenida do Contorno até o cruzamento com a Rua dos Timbiras, por serem as mais antigas da ocupação dessa área e, por conseguinte, o primeiro trecho da avenida a ser aberto, recebeu a arborização proposta no plano original de arborização da cidade proposta pela Comissão Construtora da Nova Capital. A arborização existente nessas quadras ainda se mantém e está definida por duas renques de Fícus (Ficus microcarpa). A partir do desenvolvimento do bairro Santo Agostinho e a necessidade da pavimentação e finalização da Avenida Barbacena, foram empregados nesse trecho, entre a Rua dos Timbiras e Praça Carlos Chagas, o mesmo traçado e agenciamento do trecho inicial, entretanto com arborização diferenciada, feita por renque única de Pau-Ferro (Caesalpinia ferrea).
Fonte: Deliberação de Tombamento.

FOTOS:

 


1 comments

  1. ANTONIO OTAVIO CAMPOS FERRAZ |

    Qual o nome orignal das seg avenidas:
    Avenida Barbacena
    Av.Francisco Salles

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *