Belo Horizonte – Capela Nossa Senhora do Líbano


 Imagem: Site da instituição

A Capela Nossa Senhora do Líbano foi inaugurada em 1993, por Dom Joseph Mahfouz e Dom Serafim Fernandes de Araújo, funcionando para o rito maronita.

FMC – Fundação Municipal de Cultura
Nome atribuído: Capela Nossa Senhora do Líbano
Localização: R. Pouso Alegre, nº 659 – Belo Horizonte-MG
Descrição: No dia 4 de abril de 1991, Dom Joseph Mahfouz fez a sua primeira visita aos patrícios de Belo Horizonte durante cinco dias. Os patrícios manifestaram o desejo de ter uma igreja maronita nesta cidade. Juntamente com a comissão organizadora da visita, Dom Joseph foi recebido em audiência pelo arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, Dom Serafim Fernandes, hoje cardeal de Belo Horizonte. Foi solicitado ao ilustre prelado conceder o uso da Capela do Colégio Santa Maria para funcionar como paróquia de rito maronita, Sua Excelência aceitou o pedido e dirigindo-se a Dom Joseph Mahfouz assim falou: “Excelência, uma paróquia de rito oriental ma minha diocese é uma grande riqueza”. Dom Joseph Mahfouz, muito emocionado e admirado pelo espírito eclesial de um tão bom pastor, agradeceu efusivamente Dom Serafim. Imediatamente os Maronitas de Belo Horizonte começaram a reforma da Capela-igreja e do presbitério. O uso desta Capela foi concedido à Eparquia Maronita do Brasil conforme um contrato de comodato, por dez anos.
Dom Joseph numa viagem ao Líbano trouxe o Padre Michel El-Bitar, da diocese maronita de Trípoli, para ser o primeiro pároco dos Maronitas de Belo Horizonte. A inauguração da Paróquia se deu no dia 27 de Março de 1993, dedicada a Nossa Senhora do Líbano. Neste dia Dom Joseph juntamente com Dom Serafim Fernandes de Araújo e outros padres concelebraram a Santa missa inaugural. Estavam presentes os libaneses de diversas confissões e muitos amigos brasileiros e autoridades civis dentre as quais destacavam-se o deputado Agostinho Patrus e seu sobrinho, o prefeito Ananias Patrus. Após a missa inaugura], foi descerrada a placa comemorativa da fundação desta nova paróquia maronita. Em poucas palavras, foi uma grande festa líbano-brasileira!
Fonte: Site da instituição.

Site da instituição


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *