Belo Horizonte – Colégio Municipal Marconi


O Colégio Municipal Marconi, em Belo Horizonte – MG, foi fundado em 1937, por imigrantes italianos ligados ao movimento integralista.

FMC – Fundação Municipal de Cultura
Nome atribuído: Colégio Municipal Marconi
Localização: Avenida do Contorno, nº 8475 – Belo Horizonte-MG

Descrição: Colégio Marconi é um colégio fundado em 1937, na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, por imigrantes italianos ligados ao movimento integralista. O edifício é, hoje, um bem tombado em nível municipal.
Localizado no número 8.476 da Avenida do Contorno, ocupa toda uma quadra do elegante bairro Santo Agostinho, região centro-sul da capital mineira. O prédio principal apresenta elementos arquitetônicos do estilo art déco, típicos para a época da construção. Nele foram empregados materiais nobres, como mármores e metais de alta qualidade. Hoje o edifício se encontra fortemente descaracterizado.
Entre os arquitetos e engenheiros italianos mais atuantes nos primórdios de Belo Horizonte (1920- 1940) e responsáveis pela introdução do estilo art déco na cidade estão Raffaello Berti associado a Luiz Signorelli, este responsável por importantes empreitadas como os prédios da Prefeitura Municipal, do Minas Tênis Clube, dos Hospitais Santa Casa de Misericórdia e Odilon Behrens.
Ao passar a fazer parte da rede pública municipal, a orientação pedagógica do colégio mudou muito em comparação à existente ao tempo em que o colégio integrava o sistema privado de ensino.
A Faculdade de Filosofia de Minas Gerais, que depois se incorporou à Universidade de Minas Gerais, foi fundada no dia 21 de maio de 1939 e primeiramente instalada na Casa d’Itália, à rua Tamoios, dividindo depois seus cursos entre o Colégio Marconi e o Instituto de Educação de Minas Gerais.
Fonte: Wikipédia.

MAIS INFORMAÇÕES:
Wikipédia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *