Belo Horizonte – Conjunto Arquitetônico do Minas Tênis Clube


O Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte – MG, é uma agremiação desportiva e social, que possui destaque nacional e internacional em diversas modalidades de esportes olímpicos.

FMC – Fundação Municipal de Cultura
Nome atribuído: Conjunto Arquitetônico do Minas Tênis Clube
Localização: Rua da Bahia, nº 2244 – Belo Horizonte-MG

Descrição: O Minas Tênis Clube é uma agremiação desportiva e social com sede em Belo Horizonte, Minas Gerais. O clube possui destaque nacional e internacional em diversas modalidades de esportes olímpicos. Seu patrimônio é formado por duas unidades urbanas, o Minas I e Minas II, uma unidade campestre, o Minas Country e, ainda, o Minas Tênis Náutico Clube. Somadas as áreas, as quatro unidades totalizam cerca de 471 mil m². O Minas conta ainda com um ginásio próprio para esportes indoor, a Arena Minas Tênis Clube.
Em 1935, a área que fora destinada na planta da cidade de Belo Horizonte para a criação de um Jardim Zoológico mantinha-se desocupada, com problemas de saneamento e sem aproveitamento efetivo. Situada em local nobre, na rua da Bahia, próxima ao Palácio da Liberdade, era o sinal de uma cidade descuidada de seus valores de lazer, turismo e educação.
Manter uma atividade ligada a uma mentalidade moderna de desenvolvimento era uma das preocupações evidentes do governo mineiro que, no entanto, não tinha como administrar a área. Um Jardim Zoológico traria inúmeros inconvenientes, não só por se tratar de um local próximo à sede do governo – um espaço nobre – mas também pela dificuldade em se manter um trabalho zoológico em um bairro residencial.
Outra iniciativa se fazia premente, algo que pudesse ser compatível com o bairro nobre e ao mesmo tempo mantivesse um caráter socializante. A sugestão para o aproveitamento do terreno com a construção de um local para a prática de atividades esportivas partiu de Dona Geni Silveira Lima, esposa do então prefeito de Belo Horizonte Otacílio Negrão de Lima. “Certa vez veio-lhe as mãos uma revista americana, narrando, com profusão de fatos, caso semelhante ocorrido em uma cidade dos Estados Unidos. os americanos criaram brilhante utilidade para um local parecido com o da capital mineira, urbanizando-o e nele instalando um clube recreativo de grande beleza. Para Otacílio o problema iria se resolver. Iria reproduzir na área mal aproveitada a imagem de um centro esportivo, com suas vertentes e seus barrancos sabiamente aproveitados”, segundo depoimento de Evaldo Tavares.
A ideia veio ao encontro de uma carência da cidade. As poucas oportunidades de lazer esportivo e a falta de uma tradição desportista, com poucos clubes amadores nos quais o esporte se desenvolvia precariamente, se aliou à necessidade de urbanizar um local que estava sendo utilizado como um depósito de lixo.
Numa dessas conjunções de ideias, havia um grupo de personalidades mineiras que já vinha se preocupando com a formação de um clube esportivo em Belo Horizonte. Em uma reunião que se deu no Automóvel Clube de Minas Gerais, em 15 de novembro de 1935, foi fundado o Minas Tênis Clube. Buscava-se uma “instituição de finalidade social, esportiva e recreativa, que tem por escopo o desenvolvimento da cultura física racional e, principalmente, da cultura física infantil”, dentro das perspectivas ideológicas do desenvolvimento do esporte no Brasil. (retirado do livro “Minas Tênis Clube – Tradição e Modernidade”).
O grande idealizador do Serra Tênis Clube foi Necésio Tavares. Ele fundou o primeiro clube de vôlei de Belo Horizonte, o Clube Necésio Tavares, que na verdade era apenas um campo de vôlei que funcionava no quintal de sua residência no Bairro da Serra. Daí nasceu a ideia de se criar um clube com proporções maiores, então, ao lado de seus vizinhos da Serra (Gamaliel Soares, Everardo Borges, Augusto Couto, Mendes Jr., Nansen Araújo, Paulo Gontijo, dentre outros) Necésio decidiu organizar o Serra Tênis Clube. Para concretizar o novo Clube, Necésio e seus amigos decidiram apresentar a proposta a pessoas influentes da sociedade de Belo Horizonte. Estas pessoas contribuiriam com 1 conto de réis para ajudar na implantação do Clube com as proporções sonhadas. Porém, nem todos os procurados aderiram à ideia. Neste mesmo contexto, Waldomiro Salles Pereira, então um jovem tenista de apenas 23 anos, planejava fundar um clube para a prática do tênis. Ao saber da intenção de Necésio de fundar o Serra Tênis Clube, Waldomiro resolveu procurá-lo para propor-lhe que unissem forças, visando construir um único Clube. Paralelamente à esta movimentação de Necésio e Waldomiro, a prefeitura de BH construía em uma área delimitada pelas Ruas da Bahia, Emboabas (atual Antônio Aleixo, Antônio de Albuquerque e Espírito Santo (área esta que era conhecida como buracão) uma praça de esportes que seria dotada de uma piscina olímpica e campos para a prática de vôlei,basquete e tênis.
Liderados por Necésio Tavares, os participantes do Serra Tênis Clube, reforçados por Waldomiro Salles resolveram então procurar o então prefeito Otacílio Negrão de Lima para propor-lhe que o local fosse cedido ao grupo, que passaria a administrá-lo. Otacílio concordou com a ideia, porém exigiu que o clube mudasse de nome, passando a se chamar Minas Tênis Clube e que o presidente do Clube fosse de escolha do Governador do Estado (naquela ocasião, Benedicto Valladares). Com todos os interesses aliados, fez-se em uma memorável reunião em um dos salões nobres do Automóvel Clube de Minas Gerais, a assinatura da Ata de Fundação do Minas Tênis Clube no dia 15 dia de Novembro de 1935, sendo Necésio Tavares aclamado como o primeiro presidente da instituição, sendo também seu sócio fundador número 1.
Fonte: Wikipédia.

MAIS INFORMAÇÕES:
Wikipédia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *