Belo Horizonte – Edifício Lutetia


O Edifício Lutetia, em Belo Horizonte – MG, de propriedade da FAAP, foi projetado por Ramos de Azevedo e construído na década de 1920.

FMC – Fundação Municipal de Cultura
Nome atribuído: Edifício Lutetia
Localização: R. São Paulo, nº 679 – Belo Horizonte-MG

Descrição: O Edifício Lutetia, de propriedade da FAAP, foi projetado por Ramos de Azevedo e construído na década de 1920. Exemplo marcante da arquitetura que predominou no centro paulistano na primeira metade do século XX, o prédio é um símbolo histórico. Em 1992 foi tombado pelo Conselho Municipal de Preservação – CONPRESP (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo).
Situado na Praça do Patriarca, no centro de São Paulo, a 100 metros da sede da Prefeitura, o edifício, que faz parte de um conjunto de três prédios independentes com uma fachada única, possui 8 pavimentos, além do térreo e o subsolo, em um terreno de 256m2.
Desde sua construção, abrigou escritórios e estabelecimentos comerciais, e manteve suas características arquitetônicas externas.
Com o objetivo de restaurar e modernizar suas dependências, os professores e alunos da Faculdade de Artes Plásticas da FAAP – curso de Arquitetura – iniciaram e concluíram, no ano de 2000, a restauração da fachada, do hall de entrada do prédio e reforma das áreas internas para a utilização como centro cultural.
Em 2003, foram iniciados os trabalhos de restauro das escadarias e halls de circulação, assim como de “retrofit”, dotando o prédio de infra-estrutura moderna com novos sistemas elétricos, hidráulicos e de ar-condicionado, além de redes de cabeamento de lógica e telefonia, preservando as características originais do prédio.
Como parte das comemorações dos 450 anos de São Paulo, o Edifício Lutetia foi inaugurado, totalmente restaurado, no dia 25 de janeiro de 2004. Na oportunidade, o MAB-FAAP programou três exposições que ocuparam três andares do edifício.
O 1º andar recebeu a exposição “Ramos de Azevedo e a Cidade de São Paulo”, com foco na participação de Ramos de Azevedo, arquiteto que projetou o Edifício Lutetia.
No 2º andar, aconteceu a mostra “Esculturas – Coleção MAB-FAAP”, que apresentou obras assinadas por artistas como Weissmann, Vlavianos, Bruno Giorgi e Leon Ferrari.
O 3º piso foi preenchido com a exposição “São Paulo: Múltiplas Perspectivas”, exibindo trabalhos de alunos e professores da Faculdade de Artes Plásticas da FAAP.
O 4º e 5º andares apresentaram lofts projetados por Sig Bergamin, visando atrair a atenção do público para a viabilidade de estabelecer moradias de bom padrão no Centro, coadunando, assim, com as iniciativas da Prefeitura de São Paulo / EMURB e de ONGs como a “Viva o Centro”, além do Masp, que convergem esforços para a revitalização do núcleo urbano paulistano.
Fonte: FAAP.

MAIS INFORMAÇÕES:
FAAP
Wikipédia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *