Belo Horizonte – Instituto Raul Soares


O Instituto Raul Soares, em Belo Horizonte-MG, foi tombado por sua importância histórica e arquitetônica.

FMC – Fundação Municipal de Cultura
Nome atribuído: Instituto Raul Soares
Localização: Avenida do Contorno, s/n – Belo Horizonte-MG

Descrição: Criado em 7 de setembro de 1922 o inicialmente denominado Instituto Neuropsiquiátrico teve sua construção relacionada com os projetos referentes à comemoração do centenário da independência do Brasil. Idealizado pelo professor de Psiquiatria da faculdade de Medicina de Belo Horizonte, Álvaro Ribeiro de Barros, e projetado pelo engenheiro Antônio Mourthé, o futuro Instituto Raul Soares foi inspirado no Hospital Psiquiátrico de Frankfurt.
Originalmente, o projeto arquitetônico do IRS era dividido em quatro alas laterais e um corpo central repartido em pavilhões. Nesse corpo central funcionavam as seguintes instalações: “dependências administrativas, vestíbulo, consultórios, sala de recepção, secretaria, diretoria, portaria, sala dos médicos, sala dos internos, biblioteca, sala de conferências, instalações cirúrgicas, salas de curativos, sala de autópsia e sala de operações”.
Em 1924, como consequência da superlotação do Hospital de Assistência a Alienados de Barbacena, o Instituto Raul Soares é inaugurado; já com a nova denominação. A mudança de nome nesse ano se deve a uma homenagem feita ao Governador Raul Soares de Moura, que faleceu em 1924 e muito contribuiu para a gênese do hospital.
Outro fator que levou a abertura do IRS se deve ao declínio do instituto barbacenense: “O instituto barbacenense já estava sendo considerado inadequado e decadente, e a solução encontrada foi a inauguração de um novo hospital em Belo Horizonte”.
Fonte: Wikipédia.

MAIS INFORMAÇÕES:
Wikipédia


1 comments

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *