Belo Horizonte – Maternidade Hilda Brandão


A Maternidade Hilda Brandão, em Belo Horizonte-MG, foi tombada por sua importância cultural.

IEPHA – Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico
Nome atribuído: Praça Hugo Werneck, Maternidade Hilda Brandão e Hospital Borges da Costa
Localização: Praça Hugo Werneck – Santa Efigênia – Belo Horizonte-MG
Resolução de Tombamento: Decreto Nº 23.809, de 14/08/1984
Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico
Livro do Tombo de Belas Artes
Livro do Tombo Histórico, das Obras de Arte Históricas e dos Documentos Paleográficos ou Bibliográficos

Descrição: O decreto estadual n.° 23.809, de 14 de agosto de 1984, determinou a proteção por tombamento da Praça Hugo Werneck, com seus jardins e monumentos; do prédio da Maternidade Hilda Brandão, com seus pertences ornamentais e de valor histórico-médico e do prédio do Hospital Borges da Costa, com seus entornos, jardins, elementos ornamentais e pertences histórico-médicos.
O Hospital Borges da Costa – antigo Instituto de Radium – surgiu com a fundação da Faculdade de Medicina no Estado. O edifício que foi construído entre 1919 a 1922, teve influência da antiguidade clássica, apresentando pilastras jônicas e acabamentos de inspiração grega. A Praça Hugo Werneck – prevista no projeto original da cidade, em 1895 – era conhecida como Praça 15 de Novembro e situava-se em um dos antigos vértices do perímetro original do Parque Municipal. A Maternidade Hilda Brandão situada na Av. Professor Alfredo Balena, n.º 110, surgiu junto com a necessidade do primeiro Hospital da Nova Capital – a Sociedade Humanitária da Cidade de Minas – que passou a se chamar Santa Casa de Misericórdia, em 1900. Em 1912, foi lançada a pedra fundamental para a construção do prédio anexo à Santa Casa para abrigar a Maternidade – projetada pelo arquiteto Francisco Izidoro Monteiro – sendo inaugurado em 1916.
Fonte: Iepha.

FMC – Fundação Municipal de Cultura
Nome atribuído: Maternidade Hilda Brandão
Localização: R. Álvares Maciel, s/n – Belo Horizonte-MG

Descrição: No dia 24 de junho, a Maternidade Hilda Brandão SCBH – a primeira da Capital mineira – completou 100 anos de funcionamento. O centenário foi comemorado, no dia 1º de julho, com Missa em Ação de Graças celebrada pelo padre Carlos Alberto Amaral na capela da instituição e apresentação do Coral do Grupo Santa Casa BH.
Participaram da celebração o provedor Saulo Coelho, superintendentes, gerentes, coordenadores, médicos, funcionários do GSCBH, conselheiros da Irmandade da instituição e convidados. Na ocasião, 35 funcionários nascidos na maternidade foram homenageados e receberam, de presente, bônus de vale-refeição/alimentação.
Inaugurada em 1916-17 anos depois da fundação da Santa Casa BH – a Maternidade Hilda Brandão SCBH foi comparada na época aos estabelecimentos semelhantes da Europa. Montada de acordo com preceitos rigorosos para instalações hospitalares, a unidade era considerada o berço da obstetrícia no Estado. A Clínica de Obstetrícia oferecia serviços de ambulatório, anfiteatro para operações e serviço próprio de anatomia patológica.
Projetado pelo arquiteto Francisco Izidro Monteiro em estilo neogótico orgonhês, o edifício é considerado um dos mais importantes prédios históricos de Belo Horizonte. A unidade foi idealizada e inaugurada pelo provedor Hugo Werneck, que ocupou o cargo de 1916 a 1925. Ele também instalou em 1912 o ‘Asilo Afonso Pena’ – atualmente denominado Instituto Geriátrico Afonso Pena – e o Hospital São Lucas, em 1922. Segundo registros históricos, o levantamento de recursos para construção da maternidade partiu da sra. Hilda Bueno Brandão, esposa do ex-presidente do Estado, Bueno Brandão. Na época, ela era presidente da Associação Auxiliadora à Maternidade.
Atualmente, o antigo prédio da Maternidade Hilda Brandão abriga o Centro Administrativo do Grupo Santa Casa BH, com a Provedoria, a Superintendência e as assessorias corporativas instaladas no local. O projeto prevê, ainda, a implantação do Memorial Santa Casa BH no 2º andar.
Fonte: Site da instituição.

MAIS INFORMAÇÕES:
Site da instituição


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *