Belo Horizonte – Praça da Liberdade


Imagem: Iepha

A Praça da Liberdade de Belo Horizonte compreende jardins, alamedas, lagos, hermas, fontes e monumentos, bem como os prédios das Secretarias de Estado.

IEPHA – Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico
Nome atribuído: Praça da Liberdade
Localização: Praça da Liberdade – Belo Horizonte-MG
Resolução de Tombamento: Decreto Nº 18.531, de dois de junho de 1977
Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico
Livro do Tombo de Belas Artes
Livro do Tombo Histórico, das obras de Arte Históricas e dos Documentos Paleográficos ou Bibliográficos
Descrição: O tombamento estadual do Conjunto Arquitetônico e Paisagístico da Praça da Liberdade que compreende jardins, alamedas, lagos, hermas, fontes e monumentos, bem como os prédios das Secretarias de Estado da Fazenda, de Obras Públicas (antiga Sec. da Agricultura), da Educação (antiga Secretaria do Interior), de Segurança Pública e Interior e Justiça, dos Palácios da Liberdade e dos Despachos, incluindo as fachadas e seus interiores, decorações, escadarias, pinturas e vitrais.
Abrangidos pelo perímetro de tombamento encontram-se o Palácio Arquiepiscopal Cristo Rei, o Solar Narbona, o Palacete Dantas, o antigo Reservatório Palácio, a residência da rua da Bahia, 2.287, a Praça José Mendes Júnior, o antigo anexo da Secretaria de Educação e a Biblioteca Pública Luiz de Bessa, projetada por Niemeyer.
A Praça da Liberdade foi projetada como uma esplanada para o Palácio da Liberdade, sobre uma colina aplainada. Em 12 de dezembro de 1897 foi o palco das festividades de inauguração da nova capital, ainda com o paisagismo orgânico de Paul Villon. Seu coreto teve projeto assinado por Edgar Nascentes Coelho, em 1904 e Francisco Izidoro Monteiro em 1909. Dividida longitudinalmente por uma alameda flanqueada por palmeiras imperiais, seus canteiros de variada geometria foram projetados, em 1920, por Reynaldo Dierberger. O conjunto arquitetônico oferece diversificado panorama da arquitetura que se fez no primeiro século de existência da capital.
Fonte: Iepha.

FMC – Fundação Municipal de Cultura
Nome atribuído: Praça da Liberdade
Localização:Praça da Liberdade – Belo Horizonte-MG

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Iepha
Iepha – Guia vol.1
Iepha – Guia vol.2
Circuito de Minas


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.