Belo Horizonte – Praça Hugo Werneck, Maternidade Hilda Brandão e Hospital Borges da Costa


Imagem: Iepha

A Praça Hugo Werneck, a Maternidade Hilda Brandão e 0 Hospital Borges da Costa, em Belo Horizonte-MG, foram tombados por sua importância cultural.

IEPHA – Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico
Nome atribuído: Praça Hugo Werneck, Maternidade Hilda Brandão e Hospital Borges da Costa
Localização: Praça Hugo Werneck – Santa Efigênia – Belo Horizonte-MG
Resolução de Tombamento: Decreto Nº 23.809, de 14/08/1984
Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico
Livro do Tombo de Belas Artes
Livro do Tombo Histórico, das Obras de Arte Históricas e dos Documentos Paleográficos ou Bibliográficos

Descrição: O decreto estadual n.° 23.809, de 14 de agosto de 1984, determinou a proteção por tombamento da Praça Hugo Werneck, com seus jardins e monumentos; do prédio da Maternidade Hilda Brandão, com seus pertences ornamentais e de valor histórico-médico e do prédio do Hospital Borges da Costa, com seus entornos, jardins, elementos ornamentais e pertences histórico-médicos.
O Hospital Borges da Costa – antigo Instituto de Radium – surgiu com a fundação da Faculdade de Medicina no Estado. O edifício que foi construído entre 1919 a 1922, teve influência da antiguidade clássica, apresentando pilastras jônicas e acabamentos de inspiração grega. A Praça Hugo Werneck – prevista no projeto original da cidade, em 1895 – era conhecida como Praça 15 de Novembro e situava-se em um dos antigos vértices do perímetro original do Parque Municipal. A Maternidade Hilda Brandão situada na Av. Professor Alfredo Balena, n.º 110, surgiu junto com a necessidade do primeiro Hospital da Nova Capital – a Sociedade Humanitária da Cidade de Minas – que passou a se chamar Santa Casa de Misericórdia, em 1900. Em 1912, foi lançada a pedra fundamental para a construção do prédio anexo à Santa Casa para abrigar a Maternidade – projetada pelo arquiteto Francisco Izidoro Monteiro – sendo inaugurado em 1916.
Fonte: Iepha.

MAIS INFORMAÇÕES:
Iepha
Iepha – Guia vol.1
Iepha – Guia vol.2


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *