Blumenau – Imóvel à R. XV de Novembro, n° 643


Imagem: Google Street View

O Imóvel à R. 15 de Novembro, n° 643 foi tombado pela Prefeitura Municipal de Blumenau-SC por sua importância cultural para a cidade.

Prefeitura Municipal de Blumenau
GPH – Gerência de Patrimônio Histórico

Nome Atribuído: Imóvel à R. 15 de Novembro, n° 643
Localização: R. 15 de Novembro, n° 643 – Blumenau-SC
Processo de Tombamento: Processo n° 004/2007
Resolução de Tombamento: Decreto n° 8.727, de 17/07/2008
Inscrição no Livro do Tombo: V. 1, n° 2

Descrição: O estilo arquitetônico da edificação é o “Art Deco”, arquitetura predominantemente urbana, que reflete as transformações da sociedade industrial. Em Blumenau ela está associada ao desenvolvimento econômico da cidade em razão do crescimento da atividade industrial, destacando-se as décadas de 1930 a 1950, período de dinamização do comércio. Dentre os elementos marcantes estão os cantos arredondados, juntamente com a valorização dos acessos relacionados com a posição de esquina da edificação, detalhes com leves frisos, que são características do estilo, existindo ainda a platibanda decorada (streamline) e a sacada de balcão.
O edifício, construído na década de 1940, abrigava comércios e apartamentos luxuosos. Esta edificação era denominada “Edifício Mútua”, pois abrigava ali a “Mútua Catarinense de Seguros Gerais”, que operava no ramo de incêndio e transportes em geral.
A parte térrea notabilizou-se por ser uma das filiais da “Casa Peiter”, inaugurada no dia 21 de agosto de 1946, era especializada em artigos de moda e acessórios para senhoras. Os lançamentos de venda artigos de temporadas eram um verdadeiro acontecimento social. Na década de 1970 a “Casa Peiter”, que nesta edificação era dirigida pela senhora Irene Peiter, mulher de vanguarda, mantinha o empreendimento atualizado com os últimos lançamentos da moda. Neste período foram introduzidas diversas formas de pagamento, entre elas o cartão de crédito, tido como uma inovação. O interior da loja era luxuoso e moderno, na sua estrutura e móveis, além das mercadorias.
A grandiosidade do Edifício Mútua chegou até o subsolo. Neste espaço por muitos anos, foram servidos muitos blumenauenses e visitantes com o tradicional restaurante “Gruta Azul”.
No momento do tombamento a edificação tem abrigava, no pavimento térreo, uma loja de eletrodomésticos, e os pavimentos superiores divididos em salas comerciais de diversos seguimentos.
Fonte: Prefeitura Municipal.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:

 


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.