Boa Vista – Antiga Fazenda Boa Vista


Imagem: Google Street View

A Antiga Fazenda Boa Vista, em Boa Vista-RR, foi tombada por sua importância histórica e cultural para o Estado e a cidade.

Governo do Estado de Roraima
Secretaria de Estado da Cultura de Rondônia (Secult-RR)

Nome Atribuído: Antiga Fazenda Boa Vista
Localização: Av. Capitão Ene Garcez, n° 200 – Centro – Boa Vista-RR
Uso Atual: Bar e Restaurante Meu Cantinho (anterior) / Restaurante Peixada (2014)

Prefeitura Municipal de Boa Vista-RR
Nome Atribuído: Bar e Restaurante Meu Cantinho
Localização: Boa Vista-RR
Decreto de Tombamento: Decreto nº 2614/1993

Descrição: A cidade de Boa Vista surgiu a partir da sede da fazenda Boa Vista do Rio Branco. A abundância de água, os campos naturais e os buritizais que decoravam a paisagem local foram ideais para a pecuária (MAGALHÃES, 1986). A pequena cidade tinha, quase na íntegra, uma arquitetura colonial singela, que se destacava pelo seu apelo vernáculo. Atualmente, na antiga sede da fazenda funciona o restaurante Meu Cantinho (PAVANI; MOURA, 2006).
A construção original, em estilo tipicamente colonial (mesmo já tendo sido construído no período imperial), vem se descaracterizando ao longo dos anos: em 1996, sofreu uma reforma. Em maio de 2004, os proprietários realizaram novas intervenções físicas, retirando o piso original. Atualmente, a disposição antiga dos cômodos e janelas se encontra comprometida, não sendo possível reconhecer, no imóvel atual, a antiga aparência colonial.
Fonte: Silva, Falcão, Barbosa.

Descrição: O prédio comercial que era conhecido como Restaurante Meu Cantinho […] está localizado na Rua Floriano Peixoto, no centro histórico da cidade próximo a Igreja Matriz. Foi construída em 1830, pelo Capitão Inácio Lopes de Magalhães, como sede da primeira fazenda particular de pecuária à margem direita do Rio Branco, denominada Fazenda Boa Vista.
O edifício original foi descaracterizado ao longo dos anos. Em 1996 sofreu uma reforma por ocasião do Projeto Raízes7. Os proprietários do local fizeram nova reforma em 2004 e três anos depois o edifício sofreu uma intervenção nas fachadas, telhado e no piso, sendo totalmente retirado e trocado. Esse bem patrimonial foi tombado pela prefeitura através do Decreto nº 2614, de 15 de outubro de 1993. Hoje o local é um ponto turístico onde tanto o nome da antiga Fazenda Boa Vista quanto o nome do estabelecimento Meu Cantinho se encontra apenas na história da cidade. É importante destacar que o único referencial sobre a história do lugar, é uma placa em concreto, figura 10, apresentando informações sobre a representação histórica do bem.

[…]

Ao iniciar falando dos tombamentos realizados pela Prefeitura temos outro bem que está hoje totalmente descaracterizado da sua forma original é o Bar Meu Cantinho que foi a sede da Fazenda Boa Vista. Um local onde a cidade teve sua formação, motivo pela qual deveria apresentar grande relevância histórica, apesar de que certa forma esse prédio perdeu suas características originais, porém não perdeu o seu valor histórico. Suas alterações já foram demonstradas aqui, e hoje o mesmo tem apenas uma varanda para receber sua clientela e não possui mais esse nome, hoje é chamado de Restaurante Peixada.
É importante ressaltar que quando se deu o processo de tombamento, o prédio já havia passado por algumas reformas em sua obra original, no entanto houver outras interferências, tanto internas quanto externas. Essas ações foram executadas após o tombamento, todavia não se tem conhecimento da ação do poder público promovendo qualquer tipo de intervenção. Surge então uma questão que pode ser tomada para todos os bens que são citados nessa dissertação, não só os que estão aqui sendo exemplificados: Por que o poder público tanto estadual quanto municipal não toma nenhuma providência em meio a tanta descaracterização com o patrimônio cultural?
Ao continuarmos vemos a declaração de outro jovem Antônio em relação à representação que esses locais têm em seu cognitivo, em específico o Meu Cantinho:

Bom o Meu Cantinho tem muitas pessoas que conhecem a importância dele, porém não dão essa devida importância ao local, atualmente é um restaurante, um restaurante bem simples e deveria ser pelo menos um local pra visitação de turistas né, um local reconhecido pelos governos municipais, estaduais e até nacionais porque ali foi à origem da cidade e por muitos anos também já foi um lugar de encontro também né.

Assim verificamos que a população sabe que existem os patrimônios históricos dentro da cidade, mas não sabe realmente qual sua função como cidadão para promover uma preservação mais eficaz perante o poder público.
Fonte: Regina Correa.

Histórico do município: A cidade de Boa Vista se originou da sede de uma fazenda estabelecida no local no século XIX. Em torno da sede da fazenda, chamada Boa Vista do Rio Branco, surgiu um pequeno povoado, a Freguesia de Nossa Senhora do Carmo, que durante um bom tempo foi o único povoado em toda a região do alto Rio Branco.
Em 1890, o povoado foi elevado à condição de vila e em 1926 passou a ser município, adotando o nome da antiga fazenda, Boa Vista. Com a criação do Território Federal de Roraima, em 1940, a cidade foi escolhida para ser a capital.
Fonte: IBGE.

Histórico do município: A freguesia que deu origem a Boa Vista foi fundado em meados de 1830. Em 09 de julho de 1890, foi elevada à condição de município de Boa Vista. Em meados dos anos 50, tornou-se a capital do Território Federal de Roraima. No intuito de modernizar a cidade, realizaram-se várias mudanças estruturais do traçado urbanístico. O arquiteto encarregado coordenou uma equipe de bem conceituados especialistas em urbanismo, esgotos sanitários, pluviais, abastecimento de água e energia elétrica com sua rede distribuidora (MAGALHÃES, 1986).
Fonte: Silva, Falcão, Barbosa.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Silva, Falcão, Barbosa
Regina Almeida Correa


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.