Boa Vista – Catedral Cristo Redentor


Imagem: Graciete Guerra da Costa

A Catedral Cristo Redentor de Boa Vista-RR foi tombada por sua importância histórica e cultural para o Estado e a cidade.

Governo do Estado de Roraima
Secretaria de Estado da Cultura de Rondônia (Secult-RR)

Nome Atribuído: Catedral Cristo Redentor
Localização: Praça do Centro Cívico, n° 133 – Centro – Boa Vista-RR

Prefeitura Municipal de Boa Vista-RR
Nome Atribuído: Catedral Cristo Redentor
Localização: Boa Vista-RR

Descrição: A igreja catedral do Cristo Redentor foi projetada em 1967 pelo arquiteto e engenheiro Cappa Bava e Fiarent, ambos italianos (PAVANI E MOURA, 2006). Embora as obras se tenham iniciado em 1968, a sua inauguração só ocorreu em 1972, no pontificado do papa Paulo VI. A edificação tem o estilo moderno, com formas que contemplam três símbolos: uma harpa (cânticos religiosos), um navio (a barca de São Pedro) e uma maloca (nome da casa indígena local). As formas sinuosas só foram possíveis em virtude do concreto armado, que caracterizou uma construção arrojada à época.
A catedral possui uma arquitetura futurista, mas o seu estado de conservação está decadente, pois além de o jardim do entorno se encontrar descuidado, com plantas secas, há muitas teias de aranha, a pintura está sem conservação, necessitando de restauração e não há segurança no recinto. De acordo com os entrevistados, o problema maior não é a falta de segurança, mas a existência de alguns “desocupados” que escrevem nas paredes e sujam os bancos.
Fonte: Silva, Falcão, Barbosa.

Histórico do município: A cidade de Boa Vista se originou da sede de uma fazenda estabelecida no local no século XIX. Em torno da sede da fazenda, chamada Boa Vista do Rio Branco, surgiu um pequeno povoado, a Freguesia de Nossa Senhora do Carmo, que durante um bom tempo foi o único povoado em toda a região do alto Rio Branco.
Em 1890, o povoado foi elevado à condição de vila e em 1926 passou a ser município, adotando o nome da antiga fazenda, Boa Vista. Com a criação do Território Federal de Roraima, em 1940, a cidade foi escolhida para ser a capital.
Fonte: IBGE.

Histórico do município: A freguesia que deu origem a Boa Vista foi fundado em meados de 1830. Em 09 de julho de 1890, foi elevada à condição de município de Boa Vista. Em meados dos anos 50, tornou-se a capital do Território Federal de Roraima. No intuito de modernizar a cidade, realizaram-se várias mudanças estruturais do traçado urbanístico. O arquiteto encarregado coordenou uma equipe de bem conceituados especialistas em urbanismo, esgotos sanitários, pluviais, abastecimento de água e energia elétrica com sua rede distribuidora (MAGALHÃES, 1986).
Fonte: Silva, Falcão, Barbosa.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Silva, Falcão, Barbosa


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *