Boa Vista – Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo


Imagem: Google Street View

A Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo de Boa Vista-RR foi tombada por sua importância histórica e cultural para o Estado e a cidade.

Governo do Estado de Roraima
Secretaria de Estado da Cultura de Rondônia (Secult-RR)

Nome Atribuído: Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo
Localização: Boa Vista-RR

Prefeitura Municipal de Boa Vista-RR
Nome Atribuído: Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo
Localização: Boa Vista-RR
Decreto de Tombamento: Decreto nº 2614/1993

Descrição: Construção importante, a Matriz Nossa Senhora do Carmo foi a primeira igreja construída na Bacia do Rio Branco e é reconhecida como patrimônio histórico de Boa Vista. De 2005 a 2007, foi totalmente restaurada, preservando as características germânicas originais da década de 1920, quando foi reconstituída pelos padres Beneditinos, que a tornaram única em toda a região amazônica.
Durante a restauração da arquitetura, foram descobertas as pinturas originais das paredes, que contaram com o delicado trabalho de restauradores da Secretaria de Cultura do Amazonas.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Descrição: A Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo […] foi construída no século XIX, se localiza na Rua Floriano Peixoto, s/n, no Centro. Em 1856 a primeira paróquia foi erguida sendo elevada a condição de Igreja Matriz apenas em 1858. O primeiro eclesiástico foi o Cônego José Henrique Felix da Cruz Daoia, sendo seu sucessor o padre Manoel Furtado de Figueiredo que veio a ocupar a função até 1909 quando é passada a Igreja para a Ordem Religiosa dos Beneditinos. O bem foi tombado pela Prefeitura Municipal, Lei n° 230, de 10 de setembro de 1990 e Decreto n° 2614, de 15 de outubro de 1993 em relação a sua conservação a mesma se encontra em excelente estado.
A restauração da igreja ocorreu por meio do projeto já citado realizado no mandato da Prefeita de Boa Vista Tereza Jucá em 1996, denominado Projeto Raízes que tinha como objetivos promover a restauração e conservação de edíficios e monumentos históricos, e revigorar as artes plásticas não só de Boa Vista, mas de todo o Estado.
Fonte: Regina Correa.

Histórico do município: A cidade de Boa Vista se originou da sede de uma fazenda estabelecida no local no século XIX. Em torno da sede da fazenda, chamada Boa Vista do Rio Branco, surgiu um pequeno povoado, a Freguesia de Nossa Senhora do Carmo, que durante um bom tempo foi o único povoado em toda a região do alto Rio Branco.
Em 1890, o povoado foi elevado à condição de vila e em 1926 passou a ser município, adotando o nome da antiga fazenda, Boa Vista. Com a criação do Território Federal de Roraima, em 1940, a cidade foi escolhida para ser a capital.
Fonte: IBGE.

Histórico do município: A freguesia que deu origem a Boa Vista foi fundado em meados de 1830. Em 09 de julho de 1890, foi elevada à condição de município de Boa Vista. Em meados dos anos 50, tornou-se a capital do Território Federal de Roraima. No intuito de modernizar a cidade, realizaram-se várias mudanças estruturais do traçado urbanístico. O arquiteto encarregado coordenou uma equipe de bem conceituados especialistas em urbanismo, esgotos sanitários, pluviais, abastecimento de água e energia elétrica com sua rede distribuidora (MAGALHÃES, 1986).
Fonte: Silva, Falcão, Barbosa.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Silva, Falcão, Barbosa
Regina Almeida Correa


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.