Boa Vista – Igreja São Sebastião


Imagem: Google Street View

A Igreja São Sebastião de Boa Vista-RR foi tombada por sua importância histórica e cultural para o Estado e a cidade.

Governo do Estado de Roraima
Secretaria de Estado da Cultura de Rondônia (Secult-RR)

Nome Atribuído: Igreja São Sebastião
Localização: Av. João Pereira de Melo – Centro – Boa Vista-RR

Prefeitura Municipal de Boa Vista-RR
Nome Atribuído: Igreja São Sebastião
Localização: Boa Vista-RR

Descrição: O Na área central, encontra-se a igreja mais antiga, de estilo neobarroco, que teve a sua construção iniciada por Guilhermina de Holanda Bessa e concluída por suas filhas, em função de um cumprimento de promessa feita a São Sebastião (PAVANI E MOURA, 2006). Apesar disso, só foi inaugurada em 1924, no dia do santo guerreiro.
Essa igreja ainda resguarda as características originais, mas há muitas denúncias sobre situação de abandono, o que pôde ser evidenciado com a entrevista de um dos servidores da Casa da Cultura, o qual admitiu o descaso da prefeitura municipal e do estado com locais que têm importância histórica e cultural. É visível o desrespeito ao passado. A fachada do imóvel está deteriorada, com rachaduras, com a pintura em péssimas condições e rodeada de mato. Um dos entrevistados lamenta, ainda, que tal fato não tenha sido praticado pela sociedade, mas pelo poder público, que ainda se vangloria de fazer festas na cidade, esquecendo-se do produto cultural edificado.
Fonte: Silva, Falcão, Barbosa.

Histórico do município: A cidade de Boa Vista se originou da sede de uma fazenda estabelecida no local no século XIX. Em torno da sede da fazenda, chamada Boa Vista do Rio Branco, surgiu um pequeno povoado, a Freguesia de Nossa Senhora do Carmo, que durante um bom tempo foi o único povoado em toda a região do alto Rio Branco.
Em 1890, o povoado foi elevado à condição de vila e em 1926 passou a ser município, adotando o nome da antiga fazenda, Boa Vista. Com a criação do Território Federal de Roraima, em 1940, a cidade foi escolhida para ser a capital.
Fonte: IBGE.

Histórico do município: A freguesia que deu origem a Boa Vista foi fundado em meados de 1830. Em 09 de julho de 1890, foi elevada à condição de município de Boa Vista. Em meados dos anos 50, tornou-se a capital do Território Federal de Roraima. No intuito de modernizar a cidade, realizaram-se várias mudanças estruturais do traçado urbanístico. O arquiteto encarregado coordenou uma equipe de bem conceituados especialistas em urbanismo, esgotos sanitários, pluviais, abastecimento de água e energia elétrica com sua rede distribuidora (MAGALHÃES, 1986).
Fonte: Silva, Falcão, Barbosa.

MAIS INFORMAÇÕES:
Silva, Falcão, Barbosa

Igreja São Sebastião


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *