Brasília – Árvore do Buriti


Imagem: Google Street View

A Árvore do Buriti foi escolhida como símbolo da cidade de Brasília, durante sua construção.

SEC – Secretaria de Estado de Cultura
Nome Atribuído: Árvore do Buriti
Localização: Praça do Buriti – Brasília-DF
Decreto de Tombamento: Decreto nº 8.623, de 30/05/1985, DODF, de 30/05/1985
Descrição: Durante a construção, a palmeira do buriti foi escolhida como símbolo da cidade. Inspirado no poema “Um buriti perdido”, de Afonso Arinos, o engenheiro Israel Pinheiro determinou, em 1959, que fosse plantada uma muda da árvore, símbolo de Brasília, na frente da futura sede do Governo do Distrito Federal. Essa muda morreu. Em 1969, a segunda tentativa vingou. No ano seguinte, no local foi inaugurada a Praça do Buriti.
Fonte: Processo de Tombamento.

Descrição: O termo buriti é a designação comum das plantas dos gêneros Mauritia, Mauritiella, Trithrinax e Astrocaryum, da família das arecáceas (antigas palmáceas). Mais especificamente, o termo costuma se referir a Mauritia flexuosa (Mauritia vinifera Mart.), uma palmeira muito alta, nativa de Trinidad e Tobago e das Regiões Central e Norte da América do Sul, especialmente de Venezuela e Brasil. Neste país, predomina nos estados do Acre,Amapá, Roraima, Rondônia, Amazonas, Pará, Maranhão e Piauí, mas também encontra-se nos estados do Ceará, Bahia, Goiás, Tocantins, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Acre, Rio de Janeiro, São Paulo e no Distrito Federal. É também conhecida como coqueiro-buriti, buritizeiro, miriti, muriti, muritim, muruti, palmeira-dos-brejos, carandá-guaçu e carandaí-guaçu.
Seu fruto, além de rico em vitamina A, B e C, ainda fornece cálcio, ferro e proteínas. Consumido tradicionalmente ao natural, o fruto do buriti também pode ser transformado em doces, sucos, picolé, licor, vinho, sobremesas de paladar peculiar e ração de animais. O óleo extraído da fruta é rico em caroteno e tem valor medicinal para os povos tradicionais do Cerrado que o utilizam como vermífugo, cicatrizante e energético natural. Também é utilizado para amaciar e envernizar couro, dar* cor, aroma e qualidade a diversos produtos de beleza, como cremes, xampus, filtro solar e sabonetes.
Fonte: Wikipedia.

FOTOS:

PANORAMA 360 GRAUS

MAIS INFORMAÇÕES:
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.