Brasília – Catetinho


Imagem: Agência Brasília

O Catetinho foi a primeira residência oficial do presidente Juscelino Kubitschek no novo Distrito Federal na época da construção da nova capital do país, Brasília.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Catetinho
Localização: BR-07 – Brasília-DF
Número do Processo: 594-T-1959
Livro do Tombo Histórico: Inscr. nº 329, de 21/07/1959
Descrição: O Catetinho foi a primeira residência oficial do presidente Juscelino Kubitschek no novo Distrito Federal na época da construção da nova capital do país, Brasília. Está situado às margens da BR-070, próximo as cidades de Santa Maria e Gama. O nome é uma ligação com a então residência oficial do presidente, o Palácio do Catete. Projeto de Oscar Niemeyer, foi construído em apenas 10 dias, em novembro de 1956, é um prédio simples, feito de madeira, e conhecido como “Palácio de Tábuas”. Foi planejado sem conforto ou honras oficiais, para que o Presidente não se distanciasse dos trabalhadores, que viviam em barracos e tendas. Ainda hoje de pé, abre-se aos visitantes alguns cômodos, como a antiga suíte presidencial, a sala de despachos, o quarto dos membros do governo, o quarto de hóspedes e a sala de refeições no térreo.
Fonte: Wikipedia.

SEC – Secretaria de Estado de Cultura
Processo de Tombamento: De acordo com o Art. 6 da Lei Distrital nº 47/1989, “Os bens tombados pela União, localizados no Distrito Federal, serão inscritos ex officio nos Livros de Tombo definidos no art. 8º desta Lei”.
Fonte: Câmara Legislativa do Distrito Federal.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Site da instituição
Brasília
Luiz Philipe Torelly
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.