Brasília – Cine Brasília


Imagem: Josue Marinho

O Cine Brasília foi inaugurado dentro da programação que comemorou a transferência da capital do país, em 22 de abril de 1960. Desde então incorporou-se ao lazer dos pioneiros.

SEC – Secretaria de Estado de Cultura
Nome Atribuído: Cine Brasília
Localização: Asa Sul Entrequadra Sul 106/107 – Brasília-DF
Decreto de Tombamento: Decreto nº 28.519, de 07/12/2007, DODF nº 234, de 10/12/2007, p. 3
Descrição: A história do Cine Brasília está definitivamente ligada à de Brasília. Inaugurado dentro da programação que comemorou a transferência da capital do país, em 22 de abril de 1960, o cinema desde então incorporou-se ao lazer dos pioneiros, oferecendo maior conforto e novas oportunidades de entretenimento. Por isso, frequentemente os 607 lugares estavam ocupados por uma platéia participativa que manifestava, com vaias e aplausos, a sua opinião sobre os filmes exibidos.
Antes mesmo de ser inaugurado, foi arrendado à Companhia Cinematográfica Luiz Severiano Ribeiro. Projetado por Oscar Niemeyer para ser o cinema da Unidade de Vizinhança, junto ao complexo que teria ainda urna quadra de esportes situado na entrequadra 106/107 Sul, o Cine Brasília foi erguido sob o aval da Novacap pela Companhia Construtora Pederneiras SA, pertencendo originalmente àquela empresa.
Na programação inaugural foram projetados grandes sucessos de bilheteria tais como Anáguas a Bordo, com Gary Grant, A Canoa Furou, com Jerry Lewis e O Discípulo do Diabo, com Kirk Douglas e Burt Lancaster, entre outros.
No ano de 1965, tempo em que o nosso cinema tinha uma produção constante e de qualidade, mas convivia com a repressão, ditadura e falta de dinheiro, os produtores e diretores solicitavam apoio do governo, assim como hoje.
Nesse clima aconteceu em Brasília, de 15 a 22 de novembro daquele ano, a primeira Semana do Cinema Brasileiro, que depois passou a se chamar Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. A idéia era trazer o cinema nacional até a capital da República e ao mesmo tempo proporcionar o encontro entre cineastas, produtores e técnicos da área, além de ser um espaço para pressionar o Congresso Nacional para a criação de um Instituto Nacional de Cinema.
Em sessões de gala feitas só para convidados onde era exigido traje a rigor, eram exibidos filmes que no dia seguinte seriam reprisados em sessões abertas ao público em geral. O Cine Brasília era novamente disputado pelos políticos e intelectuais de Brasília saudosos do glamour do Rio de Janeiro.
Em 1975, o cinema passou por urna reforma total: instalações elétricas, revestimentos das paredes, pisos, poltronas, projetores, sistema de som, ar-condicionado, etc. Com os filmes A Pedra da Riqueza, de Vladimir Carvalho e Lição de Amor, de Eduardo Escorel, em 7 de julho de 1976, a população candanga teve seu cinema de arte reinaugurado.
O Cine Brasília, além de ser a sala de exibição sede do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, mantém em sua programação lançamentos de filmes nacionais, mostras estrangeiras, semanas temáticas, debates, lançamentos de livros, exposições de pinturas, fotografias, cartazes e outros; intercâmbio e cooperação com as embaixadas, escolas públicas e universidades, contribuindo com projetos de formação de platéia e enriquecimento de nossa cultura.
Um dos projetos de maior sucesso na história cultural do DF é, sem dúvida, o Escola vai ao Cinema, que tem levado ao cinema, e muitos pela primeira vez, milhares de alunos da rede pública de ensino, nas sessões matinais.
Dados Técnicos:
Capacidade: 607 lugares
Som: Dolby Stereo Digital
Tela: 14.00 x 6.30 metros
Fonte: Governo do Distrito Federal.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Governo do Distrito Federal
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.