Brasília – Conjunto Cultural Funarte


Imagem: Funarte

Conjunto Cultural Funarte Brasília abrange ambientes de produção e fruição artística: tais como a Sala Cássia Eller, o Teatro Plínio Marcos, a Galeria Fayga Ostrower e o Espaço Marquise/Entorno.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Conjunto da Obra do Arquiteto Oscar Niemeyer
Localização: Várias cidades brasileiras
Número do Processo: 1550-T-2007
Tombamento aprovado
Ata da reunião de aprovação do Conselho do Iphan

Descrição: O Complexo Cultural Funarte Brasília abrange ambientes diferenciados de produção e fruição artística. A Sala Cássia Eller acolhe espetáculos locais e nacionais de música popular brasileira. Já o Teatro Plínio Marcos, um dos mais privilegiados espaços da Capital Federal, é ocupado por edital ou por cessão de espaço com espetáculos de artes cênicas e música, por artistas locais e grandes nomes nacionais. Com 517 lugares, este espaço está à disposição de grupos para ensaios de suas montagens e abriga, também, encontros, seminários, oficinas e cursos de interpretação para atores de teatro.
Na área de artes visuais, a Galeria Fayga Ostrower e o Espaço Marquise/Entorno exibem mostras de arte contemporânea que divulgam a obra de artistas regionais e nacionais.
Fonte: Funarte.

Descrição – Espaço Marquise: Projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer (1907-2012), a marquise interliga os espaços culturais da Funarte. Devido à diversidade de propostas contemporâneas que não se adequam ao espaço fechado das galerias, a partir de 2003 a Funarte disponibilizou a área externa do Complexo Cultural com a Marquise e/ou Entorno, englobando a marquise e o gramado do Complexo Cultural.
Fonte: Funarte.

Descrição – Galeria Fayga Ostrower: Projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer (1907-2012), complementa o Complexo Cultural da Funarte, para atender às mostras de artes visuais. O nome homenageia Fayga Ostrower (1920-2001), gravurista nascida em Łódź, Polônia, que se tornou uma das mais importantes artistas no Brasil do século XX, destacando-se também como educadora em arte no Brasil e nos Estados Unidos.
Fonte: Funarte.

Descrição – Sala Cássia Eller: Com 214 lugares, abriga apresentações de música popular e erudita. Este espaço, aberto em 1977 com o nome Sala Funarte, passou por ampla reforma em 2001, sendo rebatizado no ano seguinte, numa homenagem póstuma à cantora. Sua ocupação é feita mediante edital, uma vez que a Sala é oferecida aos artistas com toda a infra-estrutura.
Fonte: Funarte.

Descrição – Teatro Plínio Marcos: Inaugurado em 13 de março de 1991 como Casa do Teatro Amador, o atual Teatro Plínio Marcos foi projetado por Oscar Niemeyer e executado pela Fundação que leva o nome do arquiteto de Brasília, com supervisão do CTAC – Centro Técnico de Artes Cênicas da Funarte.
Criado para atender aos anseios da Confederação Nacional de Teatro Amador – Confenata -, trata-se de um espaço multiuso, com oficinas, salas, refeitório e alojamentos, apto para acolher grupos de todo o país.
As obras foram custeadas pela Fundação Bradesco e o teatro está situado ao lado da Sala Cássia Eller, transformando o espaço entre a Torre de TV e o Centro de Convenções em um importante corredor cultural na Capital Federal.
Em 2001 o espaço passou pela primeira reforma – cadeiras substituíram arquibancadas de cimento – e foi rebatizado como Teatro Nacional Plínio Marcos. Em 2004, após uma nova reforma, o Teatro foi entregue aos artistas de Brasília, e de todo o país.
Fonte: Funarte.

SEC – Secretaria de Estado de Cultura
Processo de Tombamento: De acordo com o Art. 6 da Lei Distrital nº 47/1989, “Os bens tombados pela União, localizados no Distrito Federal, serão inscritos ex officio nos Livros de Tombo definidos no art. 8º desta Lei”.
Fonte: Câmara Legislativa do Distrito Federal.

CONJUNTO:
Várias cidades – Conjunto da Obra do Arquiteto Oscar Niemeyer

FOTOS:

PANORAMA 360 GRAUS 1
PANORAMA 36O GRAUS 2

MAIS INFORMAÇÕES:
Site da instituição
Site da instituição – Espaço Marquise
Site da instituição – Galeria Fayga Ostrower
Site da instituição – Sala Cássia Eller
Site da instituição – Teatro Plínio Marcos
Luiz Philipe Torelly


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.