Brasília – Igreja São José Operário


Imagem: Site da instituição (2014)

A Igreja São José Operário, na Candangolândia, é um marco histórico e testemunho da fase pioneira da construção de Brasília.

SEC – Secretaria de Estado de Cultura
Nome Atribuído: Igreja São José Operário
Localização: Candangolândia – Brasília-DF
Decreto de Tombamento: Decreto nº 19.960, de 29/12/1998, DODF nº 247, de 30/12/1998
Descrição: Considerando que a Igreja São José Operário foi a primeira igreja da época da construção de Brasília edificada na Candangolândia.
Considerando que a Igreja São José Operário é um marco histórico e testemunho da fase pioneira da construção de Brasília.
Considerando que o tombamento da Igreja São José Operário é uma antiga reivindicação da comunidade da Candangolândia.
Fonte: Processo de Tombamento.

Descrição: Três anos antes de a nova capital do país ser inaugurada, uma pequena casa de madeira reunia as orações dos homens e das mulheres que vieram concretizar o sonho de Juscelino Kubitschek. De diferentes cantos do Brasil, migraram em busca de trabalho e encontraram, em um altar singelo da Candangolândia, um lugar para depositar expectativas, crenças e pedidos. Em 1957, foi realizada a primeira Missa de Brasília dentro de um local fechado, a igreja São José Operário. O nome homenageia o santo, mas também os pioneiros que construíram a cidade planejada.
No dia 26 de fevereiro de 1989, o Eminentíssimo Sr. Cardeal-Arcebispo de Brasília, D. José Freire Falcão, cria a Paróquia de São José Operário, desmembrando-a da Paróquia de S. João Bôsco do Núcleo Bandeirante. No mesmo dia o Sr. Cardeal entregou a Administração da nova Paróquia ao zelo Pastoral das Irmãs de Nossa Senhora e nomeou como Pároco Moderador, o Pe. Fernando Anuth, Salesiano.
Naqueles tempos, ainda celebrava-se na antiga Igrejinha de madeira, hoje, tombada como patrimônio histórico e cultural, quando em 1993 foi ordenado o seu fechamento pela Defesa Civil, devido ao desgaste que a madeira sofreu com o tempo, prejudicando a sua estrutura e oferecendo riscos aos fiéis.
Fonte: Site da instituição.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Site da instituição
Rede social


Comentários

  1. Luís Flávio A. da Silva |

    Tenho lembranças maravilhosas dessa igrejinha onde assisti muitas missas, pois morava ao lado da mesma. Ela e seu antigo coreto fazem parte da minha adolescência.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.