Brasília – Palácio Jaburu


Imagem: Ichiro Guerra

O Palácio Jaburu é a residência oficial do Vice-Presidente da República. Localizado ao lado da Lagoa do Jaburu. Projeto: Oscar Niemeyer.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Conjunto da Obra do Arquiteto Oscar Niemeyer
Localização: Várias cidades brasileiras
Número do Processo: 1550-T-2007
Tombamento aprovado
Ata da reunião de aprovação do Conselho do Iphan

Descrição: O palácio recebeu esse nome por ficar ao lado da Lagoa do Jaburu. Ele fica às margens do Lago Paranoá. Está localizado ao longo da Via Presidencial, entre os Palácios do Planalto e da Alvorada. O Palácio do Jaburu foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer (falecido em 2012) para ser a residência oficial do Vice-Presidente da República, dentro da concepção urbanística proposta por Lúcio Costa para Brasília. A principal característica do Palácio e o que o diferencia, fundamentalmente, de outros, como o Alvorada, é o fato de ser uma construção exclusivamente destinada a moradia. Os seus 4.283 metros quadrados privilegiam mais a área externa, com generosas varandas, do que as áreas comuns, como os salões, cujas dimensões se aproximam das de outras residências e não dos palácios tradicionais.
Fonte: Wikipedia.

SEC – Secretaria de Estado de Cultura
Processo de Tombamento: De acordo com o Art. 6 da Lei Distrital nº 47/1989, “Os bens tombados pela União, localizados no Distrito Federal, serão inscritos ex officio nos Livros de Tombo definidos no art. 8º desta Lei”.
Fonte: Câmara Legislativa do Distrito Federal.

CONJUNTO:
Várias cidades – Conjunto da Obra do Arquiteto Oscar Niemeyer

FOTOS:

VÍDEOS:

Fonte: Planalto.

Fonte: TV NBR.

MAIS INFORMAÇÕES:
Fundação Oscar Niemeyer
Luiz Philipe Torelly
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.