Brasília – Plano Piloto


Imagem: Google Street View

O Plano Piloto de Brasília foi desenhado por Lúcio Costa. Brasília foi criada do zero no centro do país, em 1956. Marco do planejamento urbano com características modernistas por influência de Le Corbusier. Urbanista: Lúcio Costa. Arquiteto: Oscar Niemeyer.

UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura
Nome atribuído: O Plano Piloto de Brasília, Distrito Federal
Localização: Brasília-DF
Número de inscrição: 445
Data de inscrição: 1987
Descrição: Brasília, a capital criada do zero no centro do país, em 1956, foi um marco na história do planejamento urbano. O urbanista Lúcio Costa e o arquiteto Oscar Niemeyer pretendiam que cada elemento – da arquitetura das áreas residenciais e administrativas (frequentemente comparadas à forma de um pássaro durante o voo) à simetria dos próprios edifícios – estivesse em harmonia com o design geral da cidade. Os edifícios oficiais são especialmente inovadores e criativos.
Fonte: UNESCO.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Conjunto urbanístico de Brasília construído em decorrência do Plano Piloto traçado para a cidade
Localização: Brasília-DF
Número do Processo: 1305-T-1990
Livro do Tombo Histórico: Inscrito em 03/1990
Descrição:  A proposta de Lucio Costa, única a levar em consideração que a cidade deveria estar funcionando em apenas três anos, apresentou objetivamente o posicionamento, a dimensão e a forma geral das edificações. Isto deu à Novacap a agilidade necessária para assumir o gerenciamento da implantação, sem alterar a imagem projetada da cidade. O projeto se adequou, também, à topografia do Planalto Central, com horizontalidade e apenas o centro marcado por edifícios de maior altura. O Plano Piloto foi dividido em quatro escalas – monumental, residencial, gregária e bucólica -, cortado por dois eixos que se cruzam. Ruas e esquinas foram substituídas por pistas ou eixos, de onde sobressaem os trevos e as passagens de nível, eliminando-se os cruzamentos e separando-se a circulação de pedestre da de veículos.
Escala Monumental – Configura-se ao longo do eixo homônimo e é onde se concentram as principais atividades administrativas federais e locais, confere à cidade o caráter de capital. A Praça dos Três Poderes contém em cada um de seus vértices, simbolizando o equilíbrio entre eles, os poderes fundamentais da República: o Palácio do Planalto, sede do poder executivo; o Supremo Tribunal Federal, sede do poder judiciário; e o Congresso Nacional, sede do poder legislativo, todos projetos por Niemeyer. Ele também projetou a Esplanada dos Ministérios, o Palácio Itamaraty, a Catedral, o Teatro Nacional e o Museu Nacional da República. Lucio Costa assinou a Torre de Televisão e a Plataforma da Rodoviária.
Escala Residencial – Tem como espinha dorsal o Eixo Rodoviário, ao longo do qual estão localizadas as Unidades de Vizinhança, com superquadras que reinventam a forma de morar, já que além dos blocos de pilotis, há áreas destinadas a escolas, clubes, bibliotecas, igrejas e outros equipamentos urbanos.
Escala Gregária – Localizada no cruzamento dos dois eixos, confunde-se com o centro da cidade, onde se situam os setores bancário, hoteleiro, comercial e de diversões.
Escala Bucólica – Permeando as outras três e se tornando mais presente na orla do Lago Paranoá, é formada pelas áreas livres e arborizadas, conferindo a Brasília o caráter de cidade-parque.
Fonte: Iphan.

SEC – Secretaria de Estado de Cultura
Nome Atribuído: Conjunto Urbanístico do Plano Piloto
Localização: Brasília-DF
Decreto de Tombamento: Decreto nº 10.829, de 14/10/1987, DODF nº 194, de 14/10/1987 (regulamenta o Artigo nº 38 da Lei nº 3.751, de 13/04/1960 – Lei Santiago Dantas – alterado pelo Decreto nº 12.254, de 07/03/1990, DODF, de 08/03/1990)

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
museu virtual de brasília
Unesco (em inglês)
Luiz Philipe Torelly
Iphan
Iphan
Iphan
Iphan
Iphan
wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.