Brasília – Unidade de Vizinhança 107/307 e 108/308 Sul


Imagem: Google Street View

A Unidade de Vizinhança 107/307 e 108/308 Sul rerpesenta a concepção inovadora de viver e morar do projeto urbanístico de Lucio Costa para o Plano Piloto de Brasília. A Unidade de Vizinhança integra o Conjunto Urbanístico de Brasília, legalmente protegido em três instâncias: pela UNESCO – Lista do patrimônio Mundial Inscrição nº 445 de 1987, pelo Governo do Distrito Federal – Decreto nº 10.829 de 1987 (Tombamento Distrital) e pelo Iphan – Portaria nº314 de 1992 (Tombamento Federal).

UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura
Nome atribuído: O Plano Piloto de Brasília, Distrito Federal
Localização: Brasília-DF
Número de inscrição: 445
Data de inscrição: 1987
Descrição: Brasília, a capital criada do zero no centro do país, em 1956, foi um marco na história do planejamento urbano. O urbanista Lúcio Costa e o arquiteto Oscar Niemeyer pretendiam que cada elemento – da arquitetura das áreas residenciais e administrativas (frequentemente comparadas à forma de um pássaro durante o voo) à simetria dos próprios edifícios – estivesse em harmonia com o design geral da cidade. Os edifícios oficiais são especialmente inovadores e criativos.
Fonte: UNESCO.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Conjunto urbanístico de Brasília construído em decorrência do Plano Piloto traçado para a cidade
Localização: Brasília-DF
Número do Processo: 1305-T-1990
Livro do Tombo Histórico: Inscrito em 03/1990
Descrição:  A proposta de Lucio Costa, única a levar em consideração que a cidade deveria estar funcionando em apenas três anos, apresentou objetivamente o posicionamento, a dimensão e a forma geral das edificações. Isto deu à Novacap a agilidade necessária para assumir o gerenciamento da implantação, sem alterar a imagem projetada da cidade. O projeto se adequou, também, à topografia do Planalto Central, com horizontalidade e apenas o centro marcado por edifícios de maior altura. O Plano Piloto foi dividido em quatro escalas – monumental, residencial, gregária e bucólica -, cortado por dois eixos que se cruzam. Ruas e esquinas foram substituídas por pistas ou eixos, de onde sobressaem os trevos e as passagens de nível, eliminando-se os cruzamentos e separando-se a circulação de pedestre da de veículos.
Fonte: Iphan.

SEC – Secretaria de Estado de Cultura
Nome Atribuído: Unidade de Vizinhança 107/307 e 108/308 Sul
Localização: Brasília-DF
Decreto de Tombamento: Decreto nº 30.303, de 27/04/2009, DODF nº 81, de 28/04/2009, p. 1
Descrição: Considerando os aspectos urbanísticos, arquitetônicos e paisagísticos de Brasília.
Considerando a necessidade de assegurar a permanência de testemunhos da proposta original do Plano Piloto de Brasília.
Considerando o propósito de preservar características fundamentais que singularizam Brasília.
Considerando a necessidade de conservação dos atributos peculiares de Brasília, que fundamentam sua condição de Patrimônio Cultural da Humanidade.
Considerando a concepção inovadora de viver e morar do projeto urbanístico de Lucio Costa para o Plano Piloto de Brasília.
Considerando a relevância histórica da Unidade de Vizinhança como conceito habitacional implícito nos primórdios da construção da cidade.
Considerando, ainda, o dever público de proteção de espaços urbanos e edificações pioneiras. .
Considera-se sob a proteção do Governo do Distrito Federal, mediante tombamento, o conjunto urbanístico, arquitetônico e paisagístico da Unidade de Vizinhança, formado pelas Superquadras Sul 107, 108, 307 e 308, com suas edificações destinadas à habitação, à educação, à cultura, ao lazer, ao culto religioso, ao comércio; a Entrequadra Sul 108/308, com o posto policial e a biblioteca nela existentes; o Clube Unidade de Vizinhança e o Cine Brasília.
Considera-se Área de Tutela do perímetro tombado aquela que tem como limites: ao sul, a faixa compreendida pelo Comércio Local Sul 308/309, incluindo suas calçadas posteriores até a linha onde começa o ajardinamento das Superquadras Sul 308 e 309; ao norte, a faixa compreendida pelo Comércio Local Sul 306/307, incluindo suas calçadas posteriores até a linha onde começa o ajardinamento das Superquadras Sul 306 e 307; a oeste, as quadras comerciais 507 e 508, compreendidas suas edificações, incluídas as calçadas frontais, até o limite da Via W3.
Fonte: Processo de Tombamento.

Descrição: Quando projetou Brasília, Lúcio Costa estruturou a Escala Residencial nas Asas Sul e Norte da cidade a partir das unidades de vizinhança. O plano consistia em conferir serviços básicos a cada conjunto de quatro superquadras, a fim de atender aos blocos residenciais com comércio, lazer, instituições educacionais, religiosas, desportivas e culturais. Deste modo, além de fornecer todos os serviços necessários à vida cotidiana, configurariam pontos de encontro. A ideia era promover a sociabilidade a partir das relações de vizinhança, onde os moradores se conhecem, compartilham dos mesmos espaços e necessidades.
Fonte: Iphan.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Recomendação MPF – RECOMENDAÇÃO nº 11/2011
Iphan
Segeth
Segeth
Arcoweb


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.