Brasília – Via Sacra ao Vivo de Planaltina


Imagem: Agência Brasília

Via Sacra ao Vivo de Planaltina é um espetáculo cênico da morte e ressurreição de Cristo, realizado na Semana Santa. É uma tradição brasiliense que ocorre há mais de três décadas.

SEC – Secretaria de Estado de Cultura
Nome Atribuído: Via Sacra ao Vivo de Planaltina
Localização: Planaltina – Brasília-DF
Decreto de Registro: Decreto nº 28.870, de 17/03/2008, DODF nº 53, de 18/03/2008, p. 6
Livro de Registro das Celebrações
Livro de Registro dos Lugares

Descrição: A Via Sacra ao Vivo de Planaltina, ato religioso e de cultura popular, se insere entre as mais expressivas tradições da vida do brasiliense há mais de três décadas. A Via Sacra ao Vivo de Planaltina valoriza e fortalece o autêntico e espontâneo espírito de fé da comunidade, materializado num espetáculo cênico da morte e ressurreição de Cristo, realizado por ocasião dos festejos da Semana Santa. A Via Sacra ao Vivo de Planaltina foi inserida no Calendário Geral de Eventos do Governo do Distrito Federal, nos termos do Decreto nº 10.339, de 27 de abril de 1987.
Fonte: Processo de Tombamento.

Descrição: Há 45 anos, o caminho percorrido por Jesus Cristo até a crucificação e ressurreição é encenado no Morro da Capelinha, em Planaltina, no Distrito Federal, a cerca de 45 quilômetros de Brasília. […] [No] feriado de Sexta-Feira Santa, cerca de 100 mil pessoas devem comparecer ao local para assistir ao espetáculo cristão, realizado pelo Grupo Via Sacra Ao Vivo.
A encenação é considerada uma das mais importantes do contexto cultural e religioso do Distrito Federal. São 1,4 mil voluntários trabalhando no evento, 800 atores nos papeis dos personagens bíblicos e 600 no apoio técnico. […]
A primeira montagem da via sacra no Morro da Capelinha aconteceu em 1973. Em 1986, o evento foi incluído no calendário oficial do DF e, em 2008, foi decretado como Patrimônio Imaterial do DF.
Fonte: Agência Brasil.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Agência Brasil
Rede Social


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *