Biguaçú – Casarão Born


Imagem: Google Street View

O Casarão Born, em Biguaçú-SC, foi construído em 1891, por João Nicolau Born, o primeiro prefeito de Biguaçu.

FCC – Fundação Catarinense de Cultura
Nome Atribuído: Casarão Born
Localização: Praça Nereu Ramos, nº 160 – Biguaçú-SC
Número do Processo: Processo nº 076/94
Resolução de Tombamento: Decreto nº 1.295 de 29/10/1996
Uso Atual: Centro Cultural Casarão Born

Descrição: O Casarão Born é um monumento que representa um período importante do crescimento da cidade. Possui estilo teuto-brasileiro (estilo alemão, com lambrequim em madeira por todo o perímetro da cobertura e balcão na fachada principal e guarda-corpo de ferro trabalhado).
Foi construído em 1891, por João Nicolau Born, o primeiro prefeito de Biguaçu até onde se tem registro e seu filho Lúcio Born para residência da família. Abrigou a sede da Sociedade Recreativa 17 de Maio, a Câmara Municipal de Vereadores e o Fórum da Comarca de Biguaçu.
Compõe junto com o sobrado, o armazém (construção portuguesa) de secos e molhados à direita (atual Banco do Bradesco) e à esquerda o engarrafados de cachaça e depósito de farinha.
É um bem tombado pelo Patrimônio Histórico e Arquitetônico de Santa Catarina (Processo de Tombamento nº. 076/94; proprietários Maria Aparecida Born e Carlos Henrique Born; Notificação 051/94; Decreto nº. 1.295, de 29 de outubro de 1996; averbado em 23 de maio de 2000 e desapropriado em maio de 2003).
Atualmente abriga o Centro Cultural, espaço destinado a fomentar a cultura, composto por um centro de informações, que trabalha para informar o turista e visitante, a Academia Municipal de Letras, que estuda e propaga a literatura de forma semblântica além de dispor de aulas sobre a história do Município, uma biblioteca virtual com 10 computadores com acesso a internet, levando a todos os munícipes a oportunidade de conhecimento da Informática e dois salões para exposição, destinados aos artistas da terra.
Fonte: Fecam.

Descrição: Foi construído em 1891 para ser residência da família de João Nicolau Born, figura proeminente na localidade e primeiro prefeito de Biguaçu. Posteriormente, o casarão abrigou a sede da Sociedade Recreativa 17 de maio, o Fórum da Comarca de Biguaçu e outros escritórios e órgãos públicos.
Sobrado de planta retangular, com dois pavimentos e sótão. Tem telhado em duas águas. Na fachada principal há dez aberturas: no térreo, três janelas e uma porta; no segundo piso, quatro portas-janelas que se abrem para um balcão em laje de pedra, com guarda-corpo em metal trabalhado; no sótão, duas janelas. Tem estilo misto, que lembra construções características da colonização portuguesa (com elementos como o balcão) e próprias da presença de imigrantes (com elementos como o lambrequim em madeira, ornamentando a borda do telhado).
Após concluída sua restauração, em 2009, foi reaberto e passou a sediar o Centro Cultural do Município de Biguaçu, contemplando sala de projeção, espaço multimídia e sala para exposições. Abriga ainda a Academia Municipal de Letras, além de disponibilizar espaço para os ensaios da Escola de Municipal de Música de Biguaçu.
As edificações do lado direito (onde funcionou o Armazém de Secos e Molhados Lúcio Born e Irmão) e esquerdo (onde era feito o engarrafamento de cachaça e local do depósito da farinha), formam, junto com o Casarão, conjunto importante do patrimônio urbano do centro de Biguaçu.
Fonte: UDESC.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Site da instituição
UDESC


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *