Cáceres – Fazenda Jacobina


Imagem: Prefeitura Municipal

A Fazenda Jacobina, na cidade de Cáceres-MT, foi tombada por sua importância cultural.

SEC – Secretaria de Estado da Cultura do Mato Grosso
Nome Atribuído: Fazenda Jacobina
Localização: BR-070, a 25 km da cidade (sentido a Cuiabá) margem esquerda do Rio Paraguai – Cáceres-MT
Resolução de Tombamento: Portaria n° 010/2007, de 2/5/2007

Descrição: Localizada a 25 km a sudeste da sede de Cáceres, entre a Serra da Jacobina e a Serra do Barreiro Preto, a Fazenda foi fundada no século XVIII pelo português Leonardo Soares de Souza.
Foi grande centro agropecuário, sendo considerada, em 1827, como a fazenda mais próspera da Província de Mato Grosso, com 60.000 cabeças de gado. Influenciou fortemente o desenvolvimento do município de Cáceres, consolidando a fronteira dos domínios portugueses. Atualmente, a área vem sendo ocupada por tanques de piscicultura.
Fonte: Governo do Estado.

Descrição: Fazenda Jacobina que em 1772 foi requerida pela Coroa Portuguesa, dando origem à ata de fundação de Vila-Maria de Portugal em 6 de outubro de 1778, responsável pela fundação do que hoje é a cidade de Cáceres. A fazenda era a mais rica da Província, tanto em área como em produção, mas devido aos vários fatos que ocorreram na época à trajetória da Jacobina no século XX foi alterado, entre eles, o fim da escravidão em 1888, à ascensão dos engenhos de cana-de-açúcar no Nordeste e as leis trabalhistas criadas por Vargas na década de 30. De acordo com o livro “Viagem fluvial do Tietê ao Amazonas”, do autor francês Hercules Florence, integrante da expedição Langsdorff ao interior do Brasil entre 1825 e 1829, e hóspede da fazenda Jacobina em 1827, que quando ali se hospedou se surpreendeu com o fausto existente na fazenda. Hoje, a fazenda pertence à família Lara e é um dos maiores atrativos históricos de Cáceres.
Fonte: Secult-MT.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Governo do Estado
Secult-MT
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.