Cachoeira – Casa R. Benjamin Constant, nº 17


Imagem: Iphan

A Casa R. Benjamin Constant, nº 17, em Cachoeira-BA, foi tombada por sua importância cultural.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Casa à R. Benjamin Constant, nº 17
Outros Nomes: Casa à Ladeira da Cadeia, 1; Loja Maçônica
Localização: Cachoeira-BA
Número do Processo: 244-T-1941
Livro do Tombo Belas Artes: Inscr. nº 287-A, de 16/09/1943

Descrição:  É desconhecida a data de construção deste edifício, mas sua tipologia parece indicar o período de transição entre os séculos XVIII e XIX. Inexistem registros documentais sobre a situação fundiária e sobre os nomes dos proprietários do imóvel no século XIX. Sabe-se que Cazuzinha, grande músico cachoeirano, residiu na casa no início do século XX. José de Souza Aragão foi seu proprietário entre 1900 e 1907. Posteriormente, pertenceu a Francelino Motta, membro da tradicional família de tabeliães de Cachoeira. Em 1959, o Iphan realizou as primeiras obras de estabilização no imóvel tombado em 1943, por solicitação do proprietário.
A casa, com fachada térrea voltada para Rua Benjamin, revela interessante adaptação ao terreno em acentuado declive. A fachada posterior com dois pavimentos é voltada para a encosta. Da varanda do pavimento superior, de guarda-corpo treliçado, se descortina uma bela vista da cidade, do rio Paraguaçu e da cidade vizinha, São Félix. Telhado de quatro águas cobrindo corpo principal retangular e acréscimos com prolongamento dos beirais, totalizando área de 412,45m².
A peculiaridade do edifício fica por conta de uma ala lateral independente, para os serviços, construída sob o puxado de uma das águas do telhado. Possui envazaduras simples e porta de entrada encimada por adorno em estuque. Sua construção parece ter-se dado em diferentes momentos, com partes do edifício em pedra e cal e outros em pau-a-pique.
Fonte: Iphan.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
UFBA
Iphan (p. 17)


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.