Cachoeira – Convento de Santo Antônio de Paraguassú


Imagem: Iphan

O Convento de Santo Antônio de Paraguassú, em Cachoeira-BA, foi tombado por sua importância cultural.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Convento de Santo Antônio de Paraguassú: igreja e ruínas
Localização: Vila de São Francisco de Iguape, às margens do rio Paraguassú, distrito de Iguape – Cachoeira-BA
Número do Processo: 280-T-1941
Livro do Tombo Histórico: Inscr. nº 173, de 25/09/1941
Livro do Tombo Belas Artes: Inscr. nº 239-A, de 25/09/1941
Observações: O tombamento inclui todo o seu acervo, de acordo com a Resolução do Conselho Consultivo da SPHAN, de 13/08/85, referente ao Processo Administrativo nº 13/85/SPHAN. O Convento está aberto à visitação pública mediante autorização prévia da família Santana, residente em Cachoeira. Funciona ainda para culto religioso eventual e para reuniões da comunidade.

Descrição: A igreja foi sagrada em 1660, segundo data na portada, mas não concluída, apesar do noviciato já estar funcionando desde 1654. Em 1824, deixou de ser noviciato, sendo posteriormente abandonado e vendido, em 1915, para José Mariano Filho, que removeu os azulejos, lavabo e retábulos. O sítio em que se localiza a igreja e o convento é plano, ligeiramente elevado com relação ao rio Paraguassú. A igreja está recuada, mas uma das alas do convento se estende até o lagamar. Antecede a igreja um cais que se articula com o grande adro murado através de escadaria e terraços. Localizado em um dos terraços está a base do cruzeiro, elemento característico dos Conventos Franciscanos, de base poligonal de arenito, esculpido com máscaras. A igreja, construída em pedra e cal, é envolvida por corredores superpostos e tribunas. Sua planta com sacristia transversal é típica dos franciscanos do Nordeste. Seu frontispício é do tipo escalonado, construído sobre galilé em abóbadas de aresta, e modulado por uma trama de pilastras e cornijas. A torre encontra-se recuada com terminação em cúpula. O interior da igreja possuía barras de azulejos, piso formado por sepulturas com tampa de madeira, forros em gamela e abóboda. Há vestígios de azulejos na galilé e no claustro.
Fonte: Iphan.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
UFBA
UFBA
CECI
WMF
COPEDOC / IPHAN
Wikipedia


8 comments

  1. Gardênia Spínola Ventin |

    Como faço para pedir autorização fa família Santana para visitar? Moro no Rio de Janeiro e devo ir a Salvador em janeiro.

  2. Boa tarde,como consigo ter acesso ao local pelo vilarejo que tem próximo ao convento?

  3. Maurizio Bastianelli |

    Bom dia,
    Como faço para visitar o Convento? Nas matérias que pesquisei existe um telefone de contato que parece não funcionar.
    Obrigado pela atenção,
    Maurizio Bastianelli

    1. Este site é uma iniciativa voluntária de alguns cidadãos que se reuniram para que a população como um todo tenha acesso a um mínimo de informação sobre o patrimônio brasileiro. Não somos site oficial de nenhum órgão público ou instituição cultural. Então não é possível contactar os dirigentes ou funcionários das instituições por meio deste canal.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.