Cachoeira – Festa da Boa Morte


Imagem: Ipac-BA

A Festa da Boa Morte, em Cachoeira-BA, foi registrada por sua importância cultural.

IPAC-BA – Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia
Nome atribuído: Festa da Boa Morte
Localização: Irmandade da Boa Morte – Casa Estrela – R. Ana Nery, n° 41 – Cachoeira-BA
Decreto Estadual:
Decreto nº 12.227/2010
Livro do Registro Especial de Eventos e Celebrações

Descrição: Manifestação característica da religiosidade popular que acontece todos os anos na cidade de Cachoeira, no Recôncavo baiano. A festividade se inicia no dia 13 de agosto, dia dedicado às irmãs falecidas. Nestes dias as irmãs vestem-se de branco, saem em procissão carregando a imagem postada sobre um andor rumo a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário. No dia 14, com a imagem de Nossa Senhora da Boa Morte, as irmãs saem da sede da Irmandade em procissão noturna, carregando velas, entoando cânticos proferidos durante o percurso fazendo menção à dormição de Nossa Senhora. O dia 15 de agosto é dedicado a Nossa Senhora da Glória. A procissão sai pela manhã da sede da Irmandade, seguida pelas filarmônicas locais. Levam flores, carregam o andor de Nossa Senhora da Glória até a Igreja Matriz, onde uma missa é celebrada, e quando acontece a transferência dos cargos, com posse da nova comissão de festa. A festa de prolonga até o dia 17, com muito samba de roda e uma farta ceia durante os cinco dias de festa.
De 13 a 17 de Agosto
O culto a Nossa Senhora foi difundida por todo o mundo ocidental, desde o século IX, através da expansão católica. De forte tradição portuguesa, as festividades dedicadas a santa remonta às realizadas e louvor a Nossa Senhora D’Agosto. Nos trópicos sofreu influência do catolicismo afro-brasileiro. Em Salvador a devoção a Nossa Senhora da Boa Morte é registrada desde o séc. XIX, exclusivamente feminina, localizada na Igreja da Barroquinha. Uma devoção de mulheres negras. A oralidade tende a afirmar que a transferência dessa Irmandade para a cidade de Cachoeira se deu por volta de 1820. Lá, se instalou numa casa de nº 41, chamada de Casa Estrela, local ainda hoje reverenciado pelas irmãs durante o trajeto da procissão. As irmãs revelam que a devoção surgiu vinculada a um pedido pelo fim da escravidão feito pelas africanas a Nossa Senhora da Boa Morte.
Fonte: Ipac-BA.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
SIPAC
Ipac-BA
Armando Alexandre Costa de Castro
Google Arts & Culture
Wikipedia


3 comments

  1. elaine franco |

    Bom dia, preciso do número de contato do responsável pela Irmandade Nossas da Senhora da Boa Morte. Sou pesquisadora de Mato Grosso e faço meu doutorado sobre as Irmãs da Boa Morte, preciso com urgência,

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.