Cachoeira – Igreja do Seminário de Belém


Imagem: Arquidiocese de Salvador

A Igreja do Seminário de Belém, em Cachoeira-BA, foi fundada em 1686, próximo de uma aldeia indígena, pelo padre Alexandre de Gusmão, da Companhia de Jesus.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Igreja do Seminário de Belém
Outros Nomes: Santuário Santo Antônio de Sant’Anna Galvão
Localização: Vila Belém, zona rural de Cachoeira – Cachoeira-BA
Número do Processo: 122-T-1938
Livro do Tombo Belas Artes: Inscr. nº 140, de 17/06/1938
Observações: O tombamento inclui todo o seu acervo, de acordo com a Resolução do Conselho Consultivo da SPHAN, de 13/08/1985, referente ao Processo Administrativo nº 13/85/SPHAN.

Descrição: O seminário foi fundado em 1686, próximo de uma aldeia indígena, pelo padre Alexandre de Gusmão, da Companhia de Jesus, sendo a igreja construída na mesma época. Igreja com estrutura de paredes auto-portantes de alvenaria mista de pedra e tijolo. Sua planta consiste em nave única e sacristia transversal, flanqueada por corredores laterais, superpostos por galerias e tribunas avarandadas. Fachada dividida em 3 partes por pilastras, tendo em um dos lados, uma única torre, piramidal, revestida de azulejos e pedaços de louça oriental. A fachada atual, com frontão rococó e 4 janelas rasgadas do coro, são do final do séc. XIX. O rico acervo de imagens e frontal do altar, em mármore com incrustações, pode ser visto no Museu das Alfaias, na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, em Cachoeira.
Fonte: Iphan.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
UFBA
COPEDOC / IPHAN
Site da instituição
Patrimônio de influência portuguesa


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.