Cachoeira – Solar Estrela


Imagem: Google Street View

O Solar Estrela, em Cachoeira-BA, data do início do século XVIII e se constitui num dos mais relevantes exemplos da arquitetura residencial do Recôncavo.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Sobrado à R. Ana Nery, nº 1
Outros Nomes: Solar Estrela
Localização: R. Ana Nery, nº 1 – Cachoeira-BA
Número do Processo: 203-T-1939
Livro do Tombo Belas Artes: Inscr. nº 232-A, de 27/06/1941
Uso Atual: Obra de Assistência Paroquial de Cachoeira; Centro de Hospitalidade; Laboratório de Informática; Vicariato Episcopal

Descrição: O edifício, conhecido como Solar Estrela é situado num local de esquina, data do início do século XVIII e se constitui num dos mais relevantes exemplos da arquitetura residencial do Recôncavo. Desenvolve-se em três níveis: loja, sobreloja e pavimento nobre. Adota um partido tipicamente cachoeirano, com sobreloja de pé-direito reduzido, provavelmente com a função de manter a salvo das enchentes do rio os produtos da loja. Sua planta sem corredor é atípica e resulta, possivelmente, da exiguidade do lote, o que obrigou o quintal a reduzir-se a um pequeno pátio lateral para onde se volta uma varanda corrida, com telhado. Apresenta fachadas emolduradas por cunhais com portas no térreo, janelas na sobreloja e janelas rasgadas com balcões e gradis no pavimento superior. Destacam-se no seu interior, os forros em caixotões com pintura policromada nos salões do andar nobre, assim como o armário embutido com alizares entalhados.
Fonte: Iphan.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
UFBA


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.