Caetité – Capela de São Sebastião


Imagem: Sipac

A Capela de São Sebastião, em Caetité-BA, foi tombada por sua importância cultural.

IPAC-BA – Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia
Nome atribuído: Capela de São Sebastião
Localização: Distrito de Pajeú dos Ventos – Caetité-BA
Território de Identidade: Sertão Produtivo
Processo de Tombamento: Nº 003/1981
Resolução de Tombamento: Nº 28.398/81, de 10/11/1981
Livro do Tombo dos Bens Imóveis: Inscr. nº 1

Estado de conservação: Segundo o IPAC-SIC o arruinamento por falta de manutenção constitui um perigo potencial. Sugerimos vistoria. / A Capela apesar de encontrar-se limpa com pintura refeita apresenta desabamento de revestimento na fachada posterior que poderá vir causar desagregação da alvenaria de adobe, e por consequência, provocar danos na estrutura na edificação.

Descrição: Em 1731, segundo o Roteiro de Quaresma, a Fazenda Hospício, entre outras, pertenciam na época à “D. Joana”. No início do século XIX há notícias de uma outra D. Joana, também grande proprietária de terra na região e possivelmente descendente da primeira. D. Joana São João Moreira foi casada com Manoel T. Moreira, Procurador da Casa da Ponte. Tendo enviuvado, casou-se em segundas núpcias provavelmente entre 1830 e 1835 com o Major José Antônio da S. Castro, o Periquitão, que participou das lutas da Independência no Recôncavo. D. Joana morreu em 1844 e foi sepultada na Matriz de Palma de Monte Alto.
No século XIX, no Baixo de Monte Alto se estabeleceram os irmãos Manoel e Joaquim Ladeia. Manoel se transfere depois para o Hospício e se transforma em um grande proprietário de terras.
Segundo a tradição, a Capela teria sido edificada por Joaquim Ladeia Lobo, antigo proprietário da fazenda. Em 1929, uma lápide existente no local assinala a morte e sepultamento de Lucila Teixeira Lobo (IPAC).
Fonte: Ipac-BA

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
SIPAC
IBGE


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.