Caetité – Casa da Fazenda Santa Bárbara


Imagem: Secretaria da Cultura

A Casa da Fazenda Santa Bárbara, em Caetité-BA, é uma construção barroca de 601 m², originária de meados do séc. XIX.

IPAC-BA – Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia
Nome atribuído: Casa da Fazenda Santa Bárbara
Localização: Margem da BR 030 – Caetité-BA
Território de Identidade: Sertão Produtivo
Processo de Tombamento: Nº 003/1981
Resolução de Tombamento: Nº 28.398/81, de 10/11/1981
Livro do Tombo dos Bens Imóveis: Inscr. nº 3
Estado de conservação: Segundo informação técnica nº. 049/07 de 10/12/2007 a casa, apesar do péssimo estado de conservação, se mantinha íntegra, resguardando méritos singulares de preservação, entre as quais a estrutura da antiga capela, que abriga a imagem de Santa Bárbara.

Descrição: Construção barroca de 601 m², originária de meados do século XIX e localizada no município de Caetité, no sudoeste da Bahia […]
“A casa é considerada singular por ser exemplo arquitetônico raríssimo nessa região, com um pequeno mirante, tradição mais típica encontrada na capital baiana, e não em áreas do sertão baiano”, explica o diretor geral do IPAC, Frederico Mendonça. A casa representa parte do ciclo do gado que desbravou o interior do nosso estado, quando eram criados postos de passagens, estâncias e fazendas. “Muitos desses lugares se transformaram em vilas e cidades, garantindo povoamento e colonização dessas terras”, completa Mendonça.
Atualmente o monumento está desabitado e estado de conservação precário, devido ao longo tempo de abandono. De acordo com a formuladora do projeto, Elisa Fialho, […] o imóvel é referência histórica e cultural, possuindo valor estético incomum, em estilo barroco. “É um monumento de extrema importância para a história da região e o projeto é apenas o primeiro passo para a sua recuperação” diz Fialho.
Passado e futuro – A casa já pertenceu a Joaquim Manoel Rodrigues Lima, primeiro governador eleito por sufrágio direto na Bahia. Propriedade rural com destaque no alto do sertão baiano, a fazenda ainda conserva a tradição da montaria, servindo como ponto de encontro de cavaleiros e amazonas, o que motivou inclusive a criação de um grupo de montaria que, além das habituais cavalgadas, participa dos festejos pela Independência da Bahia, aos 2 de julho, na cidade de Caetité.
No início dos anos 2000 a casa foi utilizada na gravação do filme brasileiro Abril Despedaçado do renomado cineasta Walter Salles, o que despertou ainda mais o interesse de estudiosos pesquisadores e alunos das redes de ensino. Hoje está com o atual proprietário João Silveira, que pretende transformá-la, após a reforma, em um empreendimento viável e sustentável, com museu e hospedaria.

HISTÓRICO: Casa da Fazenda Santa Bárbara, na região de Caetité. A casa situa-se sobre uma pequena elevação, de onde se aprecia a topografia ondulada das pastagens. Em frente ao monumento, no sopé da elevação, corre o Riacho São José, de curso temporário. Do lado esquerdo da casa construída sobre um terrapleno, estão os currais da fazenda. Para atingi-la se parte de Caetité pela BR-030 e após dois quilômetros e meio se volta à esquerda, percorrendo-se sete e meio quilômetros de estrada vicinal até se alcançar o monumento. A casa detém relevante interesse arquitetônico, com mirante. O corpo principal apresenta planta quadrada com mirante central e varandas nas fachadas principal e lateral direita, para onde uma pequena capela se abre. Recobre-o um telhado em quatro águas. À direita, estende-se um longo alojamento de empregados da fazenda. Seu piso é em lajota de barro, com exceção da sala anterior direita e quarto contíguo, que são assoalhados. Tombada pelo IPAC, a edificação é um exemplo raríssimo de casa de fazenda do tipo períptero incompleto com mirante. Acredita-se que se trate de construção da segunda metade do século XIX. As casas perípteras surgiram no Recôncavo no início do século passado, mas só se popularizaram na metade do mesmo. Edifícios deste tipo são muitos raros no Sertão. Conhece-se apenas um outro exemplo, a Fazenda Caldeirão, em Pindaí. A capela, abrindo-se para a varanda, é encontrada, também, em casas do Recôncavo, como na do Pedreira, em Itaparica e o Engenho Caetá, em Terra Nova. Em Caetité, porém, existe uma capela semelhante, na Fazenda Brejo dos Padres. Elementos arcaicos, como os vãos em arco abatido, continuaram sendo usados tardiamente na região.

Cronologia:
Séc. XIX – Características tipológicas da segunda metade do século XIX. Segundo a tradição local o imóvel teria pertencido a José Antônio Gomes Neto, nomeado, em 1860, Juiz Municipal dos Órfãos e, mais tarde, Barão de Caetité.
1879 – Theodoro Sampaio, em viagem realizada, nesse ano, região, assinala a Fazenda Stª Bárbara e confirma que pertencia a José A. Gomes Neto, Juiz de Direito da Comarca.
1943 – A fazenda pertencia a Felinto de Souza, conforme planta cadastral da fazenda, elaborada por Álvaro Sampaio. Por sua morte, passa a seus filhos: Paulino, Paulo, Maria do Carmo e Lucidalva de Souza.
1972 – Conforme escritura, passada em novembro desse ano, Valdívio Lopes de Oliveira compra a propriedade dos irmãos Souza.
1978 – Valdívio vende o imóvel a Leôncio Fagundes de Oliveira, segundo a escritura do Cartório de Paz da Vila de Caldeiras, da Comarca de Caetité.
Fonte: IPAC.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
IBGE
IPAC
Secretaria de Cultura


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.