Camaquã – Forte Zeca Netto


Imagem: Iphae

O Forte Zeca Netto, em Camaquã-RS, foi construído em linguagem eclética, pela mescla de elementos neoclássicos na fachada com diretrizes do colonial espanhol.

IPHAE – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado
Nome Atribuído: Forte Zeca Netto
Localização: R. General Zeca Netto, nº 20, esquina com R. Florisberto O. Netto – Camaquã-RS
Número do Processo: 00.346-11.00-SEDAC-9
Portaria de Tombamento: 21/92
Livro Tombo Histórico: Inscr. Nº 71, de 16/08/1994
Publicação no Diário Oficial: 29/04/1992

Descrição: A edificação conhecida como Forte Zeca Netto foi construída em linguagem eclética, pela mescla de elementos neoclássicos na fachada com diretrizes do colonial espanhol na forma de implantação (pátio interno) e no partido arquitetônico, com salas dispostas linearmente ao longo do extenso corredor longitudinal. Edificação sólida com grossas paredes externas, piso de assoalho com tábuas largas apoiadas em vigas de madeira a aproximadamente dois metros do solo, configurando porão. Sobre pilastras e paredes, presença de cornija encimada por platibandas com elementos geométricos em relevo.
A edificação serviu como residência familiar, sede de fazenda e local de resistência. Seu proprietário, José Antônio Netto, mais conhecido como Zeca Netto, assumiu uma posição de destaque no cenário histórico e político da época. Era sobrinho do General Netto, que proclamou a República Rio-grandense em 1836. Foi nomeado Intendente de Camaquã após a proclamação da República e participou de diversos movimentos revolucionários entre os anos de 1889 e 1936. Segundo parecer histórico incluído no processo de tombamento, a residência foi construída como uma fortificação, em área estratégica no alto de uma colina, com vistas à defesa de seus moradores, já que Zeca Netto temeria represálias após a sangrenta Revolução Federalista de 1893, na qual teve papel importante.
O prédio foi concluído em 1904. Foi adquirido pela prefeitura de Camaquã em 1983 para ser utilizado como centro cultural. Atualmente abriga a Secretaria de Cultura de Camaquã e o Museu Histórico, que contém um acervo com mais de 800 peças, além do Memorial Zeca Netto, a Biblioteca Pública Municipal e a Biblioteca Barbosa Lessa.
Fonte: IPHAE.

Prefeitura Municipal de Camaquã-RS
Imóveis da Zona de Especial Interesse Cultural, Histórico e Artístico (ZEICHA)

Nome Atribuído: Forte Zeca Netto
Localização: R. General Zeca Netto, nº 20, esquina com R. Florisberto O. Netto – Camaquã-RS
Legislação de Tombamento: Lei n° 1051, de 2007 (Plano Diretor de Camaquã-RS) e Anexo X

Descrição: Sua construção foi iniciada, possivelmente, no ano de 1903 e concluída em 1904, dotada de todo o conforto desejado para a época quando Camaquã deveria contar com menos de 150 prédios. Era a residência do General Zeca Netto, líder Maragato na Revolução de 1923 sede da Fazenda da Chácara – é uma réplica em menor proporção da Estância El Vichadero, no Uruguai.
Por seu inigualável valor histórico o espaço foi adquirido pela prefeitura em 1991, e no ano seguinte tombado como Patrimônio Público Cultural do Estado do Rio Grande do Sul em 09 de julho de 1992. Em 1996, completamente restaurado o Forte Zeca Netto é entregue à comunidade. Serviu de residência ao legendário General José Antônio Netto – o Zeca Netto, líder das lutas entre libertadores e chimangos nas revoluções de 1893 e 1923.
No local, funcionam a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, a Biblioteca Oswaldo Lessa da Rosa, o Memorial Zeca Netto, o Museu Divino Alziro Beckel, a Biblioteca “Rio Grande do Sul – Pedaço do Mundo”, acervo particular do escritor Barbosa Lessa, o Memorial da 16ª Região Tradicionalista e a Fundação Barbosa Lessa.
Fonte: Prefeitura Municipal.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Iphae
Prefeitura Municipal


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.